Metodologias de Investigação em Controlo de Gestão

Trata-se de uma unidade curricular da parte final letiva do mestrado, onde são fundamentais os conhecimentos e competências adquiridas previamente, nas demais unidades curriculares, pois permitiram despertar o interesse dos alunos para tópicos de investigação relevantes e para as necessidades das organizações.

As metodologias de ensino integram uma componente expositiva e outra, predominante, de “aprender-fazendo” de forma orientada, fomentando-se a pesquisa e participação ativa dos estudantes, a análise crítica e o processo colaborativo. Isto permitirá que os alunos desenvolvam competências específicas e transversais que vão ao encontro dos objetivos da unidade curricular.

Esta unidade curricular tem como objetivo o estudo das metodologias de investigação, métodos e técnicas na área do controlo de gestão, permitindo compreender os principais problemas que se colocam nas diversas fases do processo de investigação, com vista a preparar os mestrandos para a elaboração do trabalho a desenvolver durante a componente não letiva deste Mestrado, seja o mesmo sob a forma de dissertação de natureza científica, de um trabalho de projeto ou de um relatório de estágio.

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ter adquirido as seguintes competências:

1. Compreender as fases do processo de investigação e as dificuldades e problemas em cada uma delas;
  2. Saberem selecionar os métodos de recolha de dados mais adequados tendo em conta os objetivos de investigação;
  3. Saberem aplicar as técnicas estatísticas de análise de dados empresariais, com recurso a software estatístico, e selecionar as mais adequadas para responder aos objetivos da investigação;
  4. Sentirem-se mais capazes para desenvolver um trabalho de investigação autonomamente, ainda que contando com orientação.

I – Introdução à investigação
1. Construção do conhecimento e natureza da investigação científica
2. Etapas do processo de investigação

II – O processo de investigação
1. Processo da investigação: a escolha do tema, definição do problema, escolha da estratégia de investigação, a revisão da literatura e aplicação do método investigação selecionado.
2. Desenho da investigação: objetivo, questões de investigação, identificação das variáveis, formulação do modelo e definição das hipóteses.
3. Métodos qualitativos e quantitativos
4. Recolha e tratamento de dados: seleção da amostra, métodos de recolha de dados e de análise dos dados.
5. Apresentação e interpretação dos resultados.

III – O processo de pesquisa e redação
1. Escrita científica e regras formais de um trabalho académico
2. Estrutura de uma dissertação /trabalho de projeto / relatório de estágio.
3. Como elaborar uma proposta de trabalho.
4. Ferramentas informáticas de apoio à investigação.

IV – A ética na investigação.

V – Tópicos de investigação relevantes na área do controlo de gestão, selecionados para integrar seminários.

• Geral (como realizar investigação e métodos de investigação)

1. Barañano, A.M. (2004). Métodos e técnicas de investigação em gestão: Manual de apoio à realização de trabalhos de investigação. Lisboa: Edições Sílabo.
  2. Bell, E., Bryman, A. & Harley, B. (2022). Business Research Methods, 6th ed., Oxford University Press. ISBN-13: 978-0198869443.
  3. Creswell, J.W., & Poth, C.N. (2016). Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches, 4th edition, SAGE Publications.
  4. Fisher, C. (2010). Researching and Writing a Dissertation for Business Students, 3rd edition. UK: Prentice Hall.
  5. Kumar, R. (2014). Research Methodology – a step-by-step guide for beginners, 4th ed. London: SAGE.
  6. Major, M. J., & Vieira, R. (coord) (2018). Contabilidade e Controlo de Gestão, 2ª ed. Lisboa: Escolar Editora.
  7. Mesquita, A., & Correia, A. M. R. (2014). Mestrados & Doutoramentos – Estratégias para a elaboração de trabalhos científicos: o desafio da excelência, 2ª edição. Porto: Vida Económica.
  8. Pereira, A. & Poupa, C. (2015). Como apresentar em público teses, relatórios, comunicações usando o powerpoint. Lisboa: Edições Sílabo.
  9. Saunders, M., Lewis, P., &Thornhill, A. (2023). Research Methods for Business Students, 9th ed., Pearson ISBN-13: ‎ 978-1292402727.
  10. White, B. & Rayner, S. (2014). Dissertation Skills for Business and Management Studies, 2nd Edition, UK: Cengage Learning EMEA.
  11. Yin, R. K. (2014). Case Study Research – Design and Methods, 5th ed. Thousand Oaks: SAGE Press.

• Relativa à parte de estatística

1. Curwin, J. & Slater, R. (2008). Quantitative Methods for Business Decisions. 6th Edition. Cengage Learning.
  2. Hill, A. & Hill, M. M. (2009). Investigação por questionário. 2ª ed. Lisboa: Edições Sílabo.
  3. J.V., Augusto, M.G. & Ferreira, P.L. (2012). Estatística Aplicada à Gestão. Vida Económica.
  4. Murteira, B., Ribeiro, C.S., Silva, J.A. e Pimenta, C. (2010). Introdução à Estatística. Escolar Editora.
  5. Pestana, M. H. & Gageiro, J. (2008). Análise de Dados para Ciências Sociais – A Complementaridade do SPSS, 5ª edição. Lisboa: Edições Sílabo
  6. Reis, E. (2001). Estatística Multivariada Aplicada. Edições Sílabo, 2ª edição