Metodologias de Investigação em Educação

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas assumem carácter dinâmico, integrando: 1) combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos com análises críticas, baseadas em artigos científicos; 2) trabalhos práticos de construção de técnicas de recolha de dados; 3) análise de dados com suporte em softwares específicos.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os procedimentos e os métodos de investigação qualitativa e quantitativa:

• Identificar problemas, construir e fundamentar um projecto de investigação;

• Seleccionar o design de investigação mais apropriado;

• Seleccionar a população-alvo e a amostra;

• Seleccionar, utilizar e/ ou construir as técnicas quantitativas/  qualitativas de recolha de dados  adequadas;

• Proceder ao tratamento e à análise quantitativa/ qualitativa dos dados, com recurso a software especializado;

• Interpretar a informação recolhida e comunicar os resultados de investigação a públicos diferenciados;

• Resolver problemas e introduzir na prática profissional, quer os resultados da sua reflexão sobre a prática de investigação, quer os resultados de estudos científicos e de pesquisa;

2. Desenvolver uma consciência crítica face aos resultados de investigação realizada por outros investigadores e face aos dados da sua própria investigação.

Programa

1. Investigação Quantitativa/ Experimental e Investigação Qualitativa: modelos  de construção do conhecimento.

1.1. Investigação Experimental, Não Experimental e Quasi-Experimental; Métodos Mistos.

1.2. A investigação qualitativa: Estudo de Caso, Investigação-Acção e Histórias de Vida.

2. Ética e Deontologia na Investigação em Educação.

3. O processo de investigação: estruturação de um projeto de investigação, etapas e procedimentos.

4. Técnicas de Amostragem.

5. As técnicas quantitativas e qualitativas de recolha de dados (da escolha à construção).

6. Tratamento e análise dos dados quantitativos e qualitativos com base em softwares específicos.

7. Credibilidade/ validade da Investigação.

8. Elaboração de textos técnicos e científicos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - teste escrito - 33.33%
  • - Teste escrito - 33.33%
  • - trabalho - 33.34%
Exame
  • - Teste escrito - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

APA (2013). Publication manual of the American Psychological Association. Washington: APA.

Creswell, J. (2014). Educational research. Planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. New Jersey: Pearson

Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2011). Research methods in education. New York: Routledge.

Field, A. (2015). Discovering statistics using IBM SPSS statistics. London: Sage.

Hill, M., & Hill, A. (2009). Investigação por questionário. Pêro Pinheiro: Report Number.

Kemmis, S., McTaggart, R., & Nixon, R. (2014). The action research planner: doing critical participatory action research. Singapore: Springer.

Morgado, J. (2012). O estudo de caso na investigação em educação. Santo Tirso: De facto Editores.

Silverman, D. (2013). Doing qualitative research (4th ed.). London: Sage.

Strauss, A., & Corbin, J. (1998). Basics of qualitative research: Techniques and procedures for developing grounded theory. Thousand Oaks: Sage.