Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As aulas assumem carácter dinâmico, integrando: 1) combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos com análises críticas, baseadas em artigos científicos; 2) trabalhos práticos de construção de técnicas de recolha de dados; 3) análise de dados com suporte em softwares específicos.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer os procedimentos e os métodos de investigação qualitativa e quantitativa:
• Identificar problemas, construir e fundamentar um projecto de investigação;
• Seleccionar o design de investigação mais apropriado;
• Seleccionar a população-alvo e a amostra;
• Seleccionar, utilizar e/ ou construir as técnicas quantitativas/ qualitativas de recolha de dados adequadas;
• Proceder ao tratamento e à análise quantitativa/ qualitativa dos dados, com recurso a software especializado;
• Interpretar a informação recolhida e comunicar os resultados de investigação a públicos diferenciados;
• Resolver problemas e introduzir na prática profissional, quer os resultados da sua reflexão sobre a prática de investigação, quer os resultados de estudos científicos e de pesquisa;
2. Desenvolver uma consciência crítica face aos resultados de investigação realizada por outros investigadores e face aos dados da sua própria investigação.
Programa
1. Investigação Quantitativa/ Experimental e Investigação Qualitativa: modelos de construção do conhecimento.
1.1. Investigação Experimental, Não Experimental e Quasi-Experimental; Métodos Mistos.
1.2. A investigação qualitativa: Estudo de Caso, Investigação-Acção e Histórias de Vida.
2. Ética e Deontologia na Investigação em Educação.
3. O processo de investigação: estruturação de um projeto de investigação, etapas e procedimentos.
4. Técnicas de Amostragem.
5. As técnicas quantitativas e qualitativas de recolha de dados (da escolha à construção).
6. Tratamento e análise dos dados quantitativos e qualitativos com base em softwares específicos.
7. Credibilidade/ validade da Investigação.
8. Elaboração de textos técnicos e científicos.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 100.0%
- - trabalho - 33.34%
- - teste escrito - 33.33%
- - Teste escrito - 33.33%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
APA (2013). Publication manual of the American Psychological Association. Washington: APA.
Creswell, J. (2014). Educational research. Planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. New Jersey: Pearson
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2011). Research methods in education. New York: Routledge.
Field, A. (2015). Discovering statistics using IBM SPSS statistics. London: Sage.
Hill, M., & Hill, A. (2009). Investigação por questionário. Pêro Pinheiro: Report Number.
Kemmis, S., McTaggart, R., & Nixon, R. (2014). The action research planner: doing critical participatory action research. Singapore: Springer.
Morgado, J. (2012). O estudo de caso na investigação em educação. Santo Tirso: De facto Editores.
Silverman, D. (2013). Doing qualitative research (4th ed.). London: Sage.
Strauss, A., & Corbin, J. (1998). Basics of qualitative research: Techniques and procedures for developing grounded theory. Thousand Oaks: Sage.