Metodologias e Técnicas de Investigação

Não existem conhecimentos base recomendados.

Aulas presenciais expositivas e com suporte informático. O período letivo está estruturado em duas componentes: aulas dedicadas à apresentação dos conceitos teóricos e exemplos práticos; e aulas práticas de desenvolvimento de competências. As aulas serão intercaladas numa sequência que otimiza a aquisição de competências.

Planear e executar um trabalho de investigação científica, nomeadamente fornecendo ferramentas e bases necessárias para a execução com sucesso dos trabalhos de pesquisa e investigação, produção de relatórios e elaboração de projectos. Pretende-se também alertar para a questão da protecção de dados, com análise do RGPD e legislação relacionada, assim como para questões de ética e plágio.

O aluno deverá ser capaz de:
• Conhecer e saber articular sobre o RGPD
• Ser sensível a questões de ética e plágio
• Conhecer técnicas de desenvolvimento de um trabalho de investigação científico
• Pesquisar artigos científicos e técnicos do âmbito do curso
• Analisar e discutir artigos científicos e técnicos do âmbito do curso
• Planear e desenvolver a divulgação de trabalho científico.

1.     Regras essenciais para a redacção e/ou apresentação de trabalhos científicos

2.     Ferramentas informáticas para o trabalho científico

3.     Metodologias e técnicas de investigação

3.1.  Pesquisas, diários reflexivos/relatórios pessoais

3.2.  Metodologias de pesquisa bibliográfica

3.3.  Processo de escolha de tema, pesquisa do estado da arte, definição da questão de investigação.

3.4.  Revisão crítica da literatura.

4.     Dados primários e dados secundários. Dados abertos. Dados governamentais. Dados pessoais.

5.     Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD).

6.     Ética na investigação e ética dos dados

7.     Plágio. O chatGPT

8.     Seminários/aulas abertas com a colaboração de docentes, ex-alunos do mestrado e outros convidados, procurando trazer desenvolvimentos do trabalho de investigação e aspectos da aplicação prática dos assuntos leccionados no curso.

– Saunders, M., Lewis, P., Thornhill, A. (2019). Research Methods For Business Students, New York: Pearson Education
– Oates, B.J., Griffiths, M., McLean, R. (2022). Researching Information Systems and Computing (2nd Edition). Sage
– Justus, R. (2009). A Guide to Writing the Dissertation Literature Review, Practical Assessment, Research, and Evaluation: Vol. 14, article 13. Disponível em https://scholarworks.umass.edu/pare/vol14/iss1/13
– Reis, F. (2022). Investigação científica e trabalhos académicos: Guia prático, 2ª ed. Lisboa: Edições Sílabo
– ISCAC. (2016). Guia para elaboração e apresentação do trabalho final de mestrado, Coimbra: ISCAC
– Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho (RGPD)
– Lei nº 58/2019, Diário da República n.º 151/2019, Série I de 2019-08-08
– Recomendações relacionadas com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) da Secretaria Geral da Educação e Ciência. Disponíveis em https://www.sec-geral.mec.pt/pt-pt/documentos/248
– Elementos de apoio elaborados e disponibilizados aos alunos pela docente.