Metodologias em Produção Agrícola Biológica

Não aplicável.

As metodologias de ensino utilizadas têm como finalidade proporcionar uma eficaz transmissão de conhecimentos e um clima de diálogo com os alunos que favoreça e consolide o processo de ensino-aprendizagem. Nas aulas teórico-práticas é feita a explicação dos princípios necessários ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos e à aquisição das competências definidas. Procura-se a participação dos alunos na adaptação dos conhecimentos adquiridos a situações concretas. Os estudos de casos concretos trabalhados pelos alunos são apresentados e discutidos na sala de aula com a participação ativa e crítica dos docentes e dos alunos.

Conhecer a legislação aplicável à agricultura biológica.

Identificar as metodologias em agricultura biológica.

Estabelecer diferenças entre as metodologias em agrícola biológica e outras formas de agricultura.

Caracterizar o modo de produção agrícola biológico.

Conhecer os métodos de rega e de drenagem.

Indicar equipamentos de aplicação de pesticidas autorizados em agricultura biológica.

Conhecer as principais técnicas usadas em agrícola biológica.

Adequar as técnicas culturais às condições de solo, clima, estrutura fundiária, situação sócioeconómica e de mercado.

Estabelecer as rotações e os afolhamentos mais adequados.

Gerir os níveis de matéria orgânica e de pH dos solos.

Avaliar a qualidade das sementes e os métodos de sementeira, de colheita e de conservação.

Indicar as técnicas de mobilização do solo.

Identificar a necessidade de equipamentos.

Conhecer tecnologias de sementeira ou plantação. Saber combater as infestantes.

Legislação aplicável à produção agrícola biológica.

Diferenças para outras formas de produção.

Importância da produção agrícola biológica.

Conceitos e definições importantes.

Enquadramento da produção agrícola biológica na agricultura nacional, europeia e mundial.

Índices caracterizadores e metodologias utilizadas.

Caracterização das condições edafoclimáticas para a produção agrícola biológica.

A matéria orgânica na agricultura biológica.

A importância da rotação de culturas.

A semente e a sementeira.

A fertilidade do solo na produção agrícola biológica.

As infestantes e o seu combate mecânico.

Combate às pragas e doenças das culturas.

Casos estudo.

Avaliação Contínua
  • - Elaboração/apresentação de um trabalho curto (10%) - 10.0%
  • - Dois trabalhos sobre temas pertinentes à UC (30% + 40%) - 70.0%
  • - Avaliação contínua, assente no desempenho e participação individual (20%) - 20.0%
Avaliação por Exame
  • - Prova escrita (100%) - 100.0%

GUET, G. Agriculture biologique méditerranéenne: guide pratique à usage professionnel. Graphot, SaintPaulTroisChâteaux, 1993.

ALEIXO, A. L. Plano Nacional para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica. MADRP, 2004.

FIBL Qualité et sécurité des produits bio: une comparaison avec les produits conventionnels (WWW.itab.asso.fr), 2006.

VILLALOBOS, F., MATEOS, L., ORGAZ, F., FERERES, E. Fitotecnia: bases y tecnologías de la producción agrícola. Madrid: Ed. MundiPrensa, 2002.

DIEHL, R. Agriculturageral. Lisboa: Clássica Editora, Colecção Técnica Agrária, 1984.

SOLTNER, D. Les bases de la production végétale. Angers: Collection Sciences et Tecniques Agricoles? Tome I, II et III, 1995.

S/Autor Legislação nacional e comunitária aplicável à produção agrícola biológica.

FERREIRA, J. As bases da agricultura biológica. Tomo I – Produção vegetal. Ed. EDIBIO, 2009.

TERRÓN, P. Fitotecnia: ingeniería de la producción vegetal. Madrid: Ed. MundiPrensa, 2002.