Métodos de Apoio à Decisão

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

 

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo o uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação, Diálogo eInterrogação;

2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo o uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais eTextos Escritos.

3) Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: resolução de problemas; tecnologia.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos desta unidade curricular são:

1. Adquirir competências para a aplicação conjunta de diversas técnicas, de modo a obter resultados, quepermitam o suporte da tomada de decisão.

2. Dar formação conveniente para futuros estudos/trabalhos especializados na área da Investigação Operacional.

3. Desenvolver a capacidade para a abstração, intuição, espírito crítico e capacidade de raciocínio interdisciplinar eintegrado.

Programa

0. Introdução

A tomada de decisões

Formulação de problemas e construção de modelos

1. Programação Linear

Programação Linear e conceitos básicos

Formulação de problemas em Programação Linear

Resolução de problemas pelo método gráfico

Resolução algébrica de problemas – método Simplex

2. Introdução à Teoria das Filas de Espera

Introdução

Estrutura e conceitos de sistemas de filas de espera

Modelação de sistemas de filas de espera

Caracterização das distribuições de chegada e do atendimento: distribuição exponencial negativa e distribuição de

Poisson

Processos de nascimento e morte

Relações fundamentais

Classificação das filas de espera

Modelos baseados no processo de nascimento e morte:

3. Gestão de Projetos

Introdução

Construção da rede do projeto

Métodos de planeamento

4. Análise e otimização em redes

Definição de rede, nó e ramo

Orientação e conexidade

Percursos: extensão mínima e percurso mínimo Problemas de fluxo máximo

Métodos de Avaliação

1) Avaliação final
  • - Avaliação final - 100.0%
1) Avaliação periódica
  • - 1) Avaliação periódica - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bronson, R.; Naadimuthu, G.; “Investigação Operacional”; 2a Ed.; McGraw-Hill, 2001

Costa, Ruy Araújo; “Elementos de Investigação Operacional”; Universidade Aberta, 2002

Costa, Ruy Araújo; “Investigação Operacional”; Universidade Aberta, 2002

Ferreira, Manuel Alberto; Amaral, Isabel; “Programação Matemática”; 2a Ed.; Edições Sílabo, 1995

Guerreiro, J.; Magalhães, A.; Ramalhete, M.; “Programação Linear”, Vol. 1; McGraw-Hill; 1985

Hill, Manuela Magalhães, Santos, Mariana Marques; “Investigação Operacional – Vol.1 – Programação Linear”; Edições Sílabo, 2009

Hill, Manuela Magalhães; Santos, Mariana Marques; “Investigação Operacional – Vol.2 – Exercícios de Programação Linear”; Edições Sílabo, 2009

Hillier, F. S.; Lieberman, J. J.; “Introduction to Operations Research”, 7a Ed.; McGraw-Hill; 2001

Taha, Hamdy A.; “Operations Research, An Introduction”; 5a Ed.; Prentice Hall International Editions; 1995

Tavares, L. Valadares et al.; “Investigação Operacional”, Mc Graw Hill; 1996