Métodos de Apoio à Decisão

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino: 1. Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação; 2. Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos desta unidade curricular são: 1. Adquirir competências para a aplicação conjunta de diversas técnicas, de modo a obter resultados que permitam o suporte da tomada de decisão. 2. Dar formação conveniente para futuros estudos/trabalhos especializados na área de Investigação Operacional. 3. Desenvolver a capacidade para a abstração, intuição, espírito crítico e capacidade de raciocínio interdisciplinar e integrado.

Programa

0. Introdução A tomada de decisões Formulação de problemas e construção de modelos 1. Programação Linear Programação Linear e conceitos básicos Formulação de problemas em Programação Linear Resolução de problemas pelo método gráfico Resolução algébrica de problemas – método Simplex 2. Introdução à Teoria das Filas de Espera Introdução Estrutura e conceitos de sistemas de filas de espera Modelação de sistemas de filas de espera Caracterização das distribuições de chegadas e do atendimento: distribuição exponencial negativa e distribuição de Poisson Processos de nascimento e morte Relações fundamentais Classificação das filas de espera Modelos baseados no processo de nascimento e morte 3. Gestão de Projetos Introdução Construção da rede do projeto Métodos de planeamento 4. Análise e otimização em redes Definição de rede, nó e ramo Orientação e conexidade Percursos: extensão mínima e percurso mínimo Problemas de fluxo máximo

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
  • - Prova escrita individual - 100.0%
Avaliação Periódica
  • - Trabalho prático em grupo (nota mínima 7 em 20) - 30.0%
  • - Prova escrita individual (nota mínima 7 em 20) - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Costa, Ruy Araújo; “Investigação Operacional”; Universidade Aberta, 2002

Hill, Manuela Magalhães; Santos, Mariana Marques; “Investigação Operacional – Vol. 2 – Exercícios de Programação Linear”; Edições Sílabo, 2009

Ferreira, Manuel Alberto M.; Amaral, Isabel; “Programação Matemática”; 2ª Ed.; Edições Sílabo, 1995

Taha, Hamdy A.; “Operations Research, An Introduction”; 5th Ed.; Prentice Hall International Editions, 1995

Costa, Ruy Araújo; “Elementos de Investigação Operacional”; Universidade Aberta, 2002

Guerreiro, J.; Magalhães, A.; Ramalhete, M.; “Programação Linear”, Vol. 1; McGraw-Hill, 1985

Bronson, R.; Naadimuthu, G.; “Investigação Operacional”; 2ª Ed.; McGraw-Hill, 2001

Hill, Manuela Magalhães; Santos, Mariana Marques; “Investigação Operacional – Vol. 1 – Programação Linear”; Edições Sílabo, 2009

Hillier, F. S.; Lieberman, J. J.; “Introduction to Operations Research”; 7th Ed.; McGraw-Hill, 2001

Tavares, L. Valadares et al.; “Investigação Operacional”; McGraw Hill, 1996