Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo o uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação, Diálogo eInterrogação;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo o uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais eTextos Escritos.
3) Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: resolução de problemas; tecnologia.
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos desta unidade curricular são:
a) Aprofundar os conhecimentos de Estatística Descritiva desenvolvidos durante o Ensino Secundário;
b) Aprender técnicas de Estatística Inferencial e os seus pressupostos de modo a utilizá-las de forma criteriosa ecrítica, com consciência das suas limitações, e a interpretar corretamente os resultados;
c) Utilizar software para caracterizar dados e para aplicar as técnicas da decisão estatística e interpretarcorretamente os resultados.
Programa
1. Estatística descritiva
2. Inferência Estatística
3. Introdução à Regressão
4. Introdução à estatística multivariada: técnicas de redução da dimensionalidade e técnicas de classificação eagrupamento
Métodos de Avaliação
- - Avaliação final - 100.0%
- - Avaliação periódica - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Hair, J.; Black, W.; Babin, B.; Anderson, R.; Tatham, R.; Multivariate Data Analysis, 7th Ed., Pearson , 2010
Jonhson, R. A.; Wichern, D. W.; Applied Multivariate Statistical Methods, 6th Ed., Pearson, 2014
Marôco, J.; Análise Estatística com o SPSS Statistics, 6ª Ed., ReportNumber, 2014
Pestana, M. H.; Gageiro, J. N.; Análise de Dados para Ciências Sociais – A complementaridades do SPSS, 5ª ed, Edições Sílabo, Lisboa 2008
Pestana, M. H.; Gageiro, J. N.; Descobrindo a Regressão – com a complementaridade do SPSS, 1ª ed, Edições
Sílabo, Lisboa 2005