Métodos Quantitativos Aplicados às Ciências Empresariais

Conhecimentos adquiridos no 12o ano de escolaridade. Nomeadamente funções reais de variável real lineares e não lineares. Interpretação de gráficos de funções, Derivadas de funções reais de variável real e sua interpretação gráfica.

Esta unidade curricular (UC) terá um regime de frequência que consiste em 2 aulas teórico práticas semanais de 1,5 horas cada.

Será utilizada a metodologia expositiva para a apresentação dos conceitos da UC, apoiada pela componente prática através da realização de exercícios de aplicação dos conceitos transmitidos.

A componente prática procurará aproximar-se, tanto quanto possível, dos problemas da administração, economia e gestão que os alunos encontrarão na sua vida profissional.

Com o objetivo de um melhor acompanhamento dos conteúdos lecionados em aula serão utilizadas momentos ativos de aprendizagem individuais ou em pares  que acontecerão em momentos chave do semestre.

Objetivos:

Estruturar problemas;

Estudar métodos e funções para resolver problemas no âmbito da administração, economia e gestão

Usar a técnica matemática correta para alcançar a solução;

Criticar resultados;

Elaborar respostas com base na análise dos resultados;

Competências:

Aplicar os métodos e funções aos problemas relacionados com os conteúdos programáticos de outras unidades curriculares;

Modelar problemas;

Resolver sistemas;

Calcular e interpretar de derivadas de funções em diferentes contextos

Determinar ótimos de funções

Parte 1. Cálculo Matricial

1. Sistemas de equações Lineares e exemplos de Modelos Lineares – método de Eliminação de Gauss e de Gauss – Jordan.

2. Álgebra Matricial e sua utilização.

3. Determinantes.

4.  Exemplos e aplicações (Teoria de Portfólio, análise IS-LM, Matriz input-output de Leontief)

Parte 2. Funções reais

1. Funções de uma variável real

1.1. Generalidades.

1.2. Limites e continuidade.

1.3. Derivada e regras de derivação. Cálculo de valores aproximados com diferenciais. Cálculo de extremos.

1.4. Fundamentos de primitivação e integração.

1.5. Exemplos e aplicações (funções de produção; funções custo, receita e lucro e respetivas funções marginais, Anuidades, problemas de Valor Presente e Tempo ótimo de espera).

2. Funções de duas variáveis reais

2.1. Generalidades.

2.2. Derivadas parciais de 1a e 2aordem. Cálculo de extremos.

2.3. Exemplos e aplicações (funções de produção; funções custo, receita e lucro e respetivas funções marginais, funções de utilidade Cobb-Douglas, problema da maximização da utilidade do consumidor e o problema da maximização do lucro da empresa).

Bibliografia essencial

Gouveia, M.C., Material de apoio às aulas – slides e folhas de exercícios, 2021.
Almeida, M.H., Rocha, F., Costa, P., Gouveia, M.C., Fundamentos Teóricos de Álgebra Linear,ISCAC, 2004. Almeida, M.H., Tópicos de Funções Reais e suas Aplicações, ISCAC, 2004.
Goldstein, L.J., Lay, D.C., Schneider, D.I., Matemática Aplicada: Economia, Administração e Contabilidade, 8a Edição, Bookman, 2000.
Tan, S.T., Matemática Aplicada à Administração e Economia, Pioneira Thomson Learning, 2001.

Bibliografia Avançada

Simon, C.P., Lawrence, B. Matemática para economistas, Bookman, 2004.
Harshbarger R.J., Reynolds, J.J., Matemática Aplicada Administração, Economia e Ciências Sociais e Biológicas, 7a Edição,McGraw-Hill, 2006.
Pires, C., Cálculo para Economia e Gestão, Escolar Editora, 2011.

Knut Sydsaeter, Peter Hammond, Andrés Carvajal, Essential Mathematics for Economic Analysis, 6th edition,Published by Pearson (June 17, 2021).