Métodos Quantitativos para a Gestão

Esta unidade curricular pressupõe conhecimentos básicos de Estatística, correspondentes à (s) unidade(s) curricular(es) de Estatística de uma licenciatura.

As aulas são, de acordo com o que está determinado no plano curricular, teórico-práticas. Na parte teórica, de introdução de conceitos, resultados fundamentais e métodos, será usado o método expositivo interativo de forma a promover uma participação ativa de todos os estudantes. A parte prática será destinada à resolução de problemas, com suporte informático, sob orientação do docente, incentivando-se o trabalho autónomo ou em pequenos grupos. As duas partes serão intercaladas numa sequência que otimiza a aquisição de competências.

Os materiais de apoio são disponibilizados na plataforma Nonio.

Nesta unidade curricular apresenta-se uma panorâmica das principais técnicas estatísticas de análise de dados, com ênfase nos conceitos fundamentais, condições de aplicação e interpretação de resultados. A fase inicial de recolha de dados também será abordada, com foco em dois importantes tópicos: amostragem e questionários.

Pretende-se assim desenvolver no estudante a capacidade para, de forma crítica, selecionar e aplicar os métodos estatísticos à análise de dados, que servirá de suporte à tomada de decisões. Pretende-se ainda que o estudante seja capaz de implementar a análise quantitativa por recurso a software de estatística, concretamente o SPSS.

1. Informação quantitativa

1.1. Recolha de dados: amostragem e questionários

1.2. Sumarização de dados: técnicas de estatística descritiva

2. Testando hipóteses: inferência estatística

2.1. Intervalos de confiança

2.2. Testes paramétricos

2.3. Testes não paramétricos

3. Análise multivariada

3.1. Análise fatorial

3.2. Análise de regressão

Bibliografia Fundamental

Newbold, P., Carlson, W.L. and Thorne, B.M. (2020). Statistics for Business and Economics, 9th edition. Pearson.

Marôco, J. (2021). Análise Estatística com o SPSS Statistics, 8.ª edição. ReportNumber.

Pestana, M.H. e Gageiro, J.N. (2014). Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS, 6.ª edição. Sílabo

Hill, M. e Hill. A. (2012). Investigação por questionário, 2.ª edição. Sílabo.

Slides produzidos pelo docente.

Bibliografia Complementar

Alwan, L.C., Craig, B.A., & McCabe, G.P. (2020). The Practice of Statistics for Business and Economics, 5th Edition. MacMilan.

Tintle,N. et al. (2020). Intermediate Statistical Investigations, 1st edition, Wiley.