Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos matemáticos, nomeadamente na área de funções, derivadas, sistemas e integrais.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo; 2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Resolução de exercícios/problemas e Textos Escritos.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular cada aluno esteja habilitado a:
a) Compreender os fenómenos microeconómicos;
b) Compreender, avaliar e criar cenários previsionais no âmbito do modelo de equilíbrio geral da oferta e da procura;
c) Analisar e compreender o comportamento do consumidor enquanto agente económico racional no âmbito da teoria da utilidade;
d) Analisar e compreender o comportamento do produtor enquanto agente económico racional no âmbito da teoria dos custos de produção;
e) Classificar, analisar e compreender as várias situações de estrutura de mercado
Programa
CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO E CONCEITOS
O uso e a limitação da teoria microeconómica
Porquê estudar microeconomia
Conceitos chave de modelos microeconómicos
CAPÍTULO 2 – MODELO SIMPLES DA PROCURA E DA OFERTA
Curva da procura
Curva da oferta
Equilíbrio de mercado
Procura e elasticidades
Utilização do modelo
CAPÍTULO 3 – TEORIA DO CONSUMIDOR
Utilidade
Bens Substitutos e bens complementares
Preferências
Equilíbrio estático do consumidor
Impacto das alterações do rendimento e dos preços nas escolhas
CAPÍTULO 4 – TEORIA DO PRODUTOR
Empresas e produção
Como produzir?
Quanto produzir?
CAPÍTULO 5 – MERCADOS
Concorrência Perfeita
Monopólio
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste 3 - 30.0%
- - Teste 2 - 35.0%
- - Teste 1 - 35.0%
- - Teste 1 - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Frank, R. (2013). Microeconomia e comportamento (8.ª ed.). McGraw-Hill.
Nabais, C., & Ferreira, R. (2012). Microeconomia: Lições e exercícios. Lidel.
Neves, J. (2001). Introdução à economia. Verbo.
Mata, J. (2011). Economia da empresa (7.ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.
Mateus, A., & Mateus, M. (2010). Microeconomia: Teoria e aplicações (Volumes I e II). Verbo.
Mateus, A. (2013). Economia portuguesa (4.ª ed.). Verbo. Edições Silabo.
Pinho, M. (2019). Microeconomia, teoria e prática simplificada (4.ª ed.). Edições Silabo
Santos, A. & Ribeiro, S. (2020). Microeconomia- Exercícios Propostos e Resolvidos (2.ª ed.). Edições Silabo.
Samuelson, P., & Nordhaus, W. (2011). Microeconomia (18.ª ed.). McGraw-Hill.
Samuelson, P., & Nordhaus, W. (2011). Economia (19.ª ed.). McGraw-Hill.
Varian, H. (2014). Intermediate microeconomics (9th ed.). W. W. Norton & Company.