Microeconomia

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos matemáticos, nomeadamente na área de funções, derivadas, sistemas e integrais.

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo; 2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Resolução de exercícios/problemas e Textos Escritos.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular cada aluno esteja habilitado a:

a) Compreender os fenómenos microeconómicos;
b) Compreender, avaliar e criar cenários previsionais no âmbito do modelo de equilíbrio geral da oferta e da procura;
c) Analisar e compreender o comportamento do consumidor enquanto agente económico racional no âmbito da teoria da utilidade;
d) Analisar e compreender o comportamento do produtor enquanto agente económico racional no âmbito da teoria dos custos de produção;
e) Classificar, analisar e compreender as várias situações de estrutura de mercado

Programa

CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO E CONCEITOS

O uso e a limitação da teoria microeconómica

Porquê estudar microeconomia

Conceitos chave de modelos microeconómicos

CAPÍTULO 2 – MODELO SIMPLES DA PROCURA E DA OFERTA

Curva da procura

Curva da oferta

Equilíbrio de mercado

Procura e elasticidades

Utilização do modelo

CAPÍTULO 3 – TEORIA DO CONSUMIDOR

Utilidade

Bens Substitutos e bens complementares

Preferências

Equilíbrio estático do consumidor

Impacto das alterações do rendimento e dos preços nas escolhas

CAPÍTULO 4 – TEORIA DO PRODUTOR

Empresas e produção

Como produzir?

Quanto produzir?

CAPÍTULO 5 – MERCADOS

Concorrência Perfeita

Monopólio

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Frank, R. (2013). Microeconomia e comportamento (8.ª ed.). McGraw-Hill.

Nabais, C., & Ferreira, R. (2012). Microeconomia: Lições e exercícios. Lidel.

Neves, J. (2001). Introdução à economia. Verbo.

Mata, J. (2011). Economia da empresa (7.ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.

Mateus, A., & Mateus, M. (2010). Microeconomia: Teoria e aplicações (Volumes I e II). Verbo.

Mateus, A. (2013). Economia portuguesa (4.ª ed.). Verbo. Edições Silabo.

Pinho, M. (2019). Microeconomia, teoria e prática simplificada (4.ª ed.). Edições Silabo

Santos, A. & Ribeiro, S. (2020). Microeconomia- Exercícios Propostos e Resolvidos (2.ª ed.). Edições Silabo.

Samuelson, P., & Nordhaus, W. (2011). Microeconomia (18.ª ed.). McGraw-Hill.

Samuelson, P., & Nordhaus, W. (2011). Economia (19.ª ed.). McGraw-Hill.

Varian, H. (2014). Intermediate microeconomics (9th ed.). W. W. Norton & Company.