Modelação e Design

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de programação, de preferencia no paradigma de orientação a objetos

Métodos de Ensino

A unidade curricular inclui aulas teóricas e aulas práticas. Nas aulas teóricas são apresentadas as metodologias e exemplos de aplicações a casos de estudo. As aulas práticas incidem na resolução de fichas de trabalho e acompanhamento de um projeto de desenvolvimento de software. Os alunos são avaliados com base em duas componentes, Teórica (10 valores) e Prática (10 valores). A componente teórica é avaliada através de um exame escrito. A avaliação da componente prática é realizada através de um projeto de desenvolvimento de software incluindo duas fases:
Fase I – Análise e Projeto (5 valores)
Fase II – Desenho de Arquitetura (5 valores)

Resultados de Aprendizagem

Ao completarem esta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
–   Descrever e compreender a evolução de paradigmas de análise e construção de software
–   Realizar uma análise orientada a objetos de um sistema
–   Identificar e representar corretamente os requisitos de uma organização usando diagramas adequados.
–   Avaliar as implicações de opções arquiteturais no desenvolvimento de software.
–   Criar diagramas UML

Programa

1.   Introdução à Engenharia de Software
2.   Processos de Desenvolvimento de Software
2.   Introdução ao UML
3.   Diagramas de Casos de Uso
4.   Diagramas de Actividade
5.   Análise Orientada a Objectos
6.   Diagramas de Classes
7.   Diagramas de Objectos
8.   Diagramas de Sequência
9.   Diagramas de Comunicação
10.   Diagramas de Componentes
11.   Diagramas de Instalação
12.   Padrões de Software

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO