Modelação Espacial de Dados

Não disponível.

No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:

a)            Conhecer as principais fontes de dados geográficos, recolher e organizar dados em bases de dados espaciais;

b)           Trabalhar e transformar dados segundo as necessidades do problema em causa;

c)            Aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas de ordenamento do território.

1)            Introdução à modelação espacial de dados: definição do conceito e a sua relevância no ordenamento do território;

2)            Recolha e análise de dados:

a)            Principais fontes de dados geográficos disponíveis;

b)           Procedimentos de estruturação dos dados considerando diferentes âmbitos de análise;

c)            Operações de inquirição dos dados: aritméticas e relacionais;

d)           Operações de geoprocessamento.

3)            Desenvolvimento de um modelo em ambiente de Sistemas de Informação Geográfica:

a)            Formulação e resolução de um problema de cariz espacial;

b)           Análise e interpretação dos resultados obtidos.

Anselin, L., Syabri, I., & Kho, Y. (2006). An introduction to spatial data analysis. Geographical analysis, 38(1), 5-22.

Fotheringham, A. S., Brunsdon, C., & Charlton, M. (2000). Quantitative geography: perspectives on spatial data analysis. Sage.

Haining, R. P., & Haining, R. (2003). Spatial data analysis: theory and practice. Cambridge university.

Longley, P. A. (2015). Geospatial Analysis: a Comprehensive Guide to Principles, Techniques and Software Tools, 5th Edition.