Negociação e Gestão de Conflitos

Resultados de Aprendizagem

OA1. Explicar a inevitabilidade do conflito nas organizações
OA2. Caracterizar a negociação enquanto forma de gestão de conflitos e de alocação de recursos escassos
OA3 – Diagnosticar as fontes e a natureza dos conflitos nas organizações;
OA4. Planear uma negociação
OA5.Conceber e por em prática estratégias de negociação em função dos resultados pretendidos.
OA6.Lidar com as especificidades da negociação em grupo
OA7.Organizar intenções de arbitragem e mediação

Programa

CP1. Negociação e tipologia dos conflitos nas organizações
CP2. Negociação integrativa e negociação distributiva CP3. Preparação da negociação
CP4. Estilos de gestão de conflitos e estratégias de negociação
CP5. Negociação entre Equipas e em grupos
CP6. Arbitragem e Mediação

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carsten, KW, De Breu, Michele J. Gelfand (2007) The Psychology of Conflict and Conflict Management in
Organizations, Taylor and Francis.
Deutsch, M. , Coleman, P. T. & Marcus, E. C.- Eds ( 2006) The handbook of conflict resolution : theory and practice-
2nd Edition. San Francisco: Jossey-Bass.
Lewicki, R., Barry, B., Saunders, D. M. & Minton, J. W. (2003). Negotiation (4th Ed.). N. York: McGraw-Hill.
Simões, E. (2008). Negociação nas organizações. Lisboa: Editora RH.
Thompson, L. (2008). A razão e o coração do negociador. Lisboa: Ed. Monitor.