Neurociência

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Not applied

Métodos de Ensino

As aulas, teóricas, são presenciais (2 horas/semana).

O método de ensino é expositivo cujo objetivo é a aprendizagem de factos e conceitos, e cuja compreensão é reforçada pela análise de patologias do cérebro.

Além das aulas teóricas, os alunos devem fazer na modalidade de avaliação contínua, a preparação e apresentação oral, em grupo, de temas relacionados com as matérias lecionadas e sua inter-relação com a prática de fisioterapia para avaliar a capacidade de aplicação de conceitos desenvolvidos nas aulas a situações concretas.

 

Neuroscience includes face-to-face theoretical lectures (2 hours/week).

The teaching method is expository whose objective is the learning of facts and concepts, and whose understanding is reinforced by the analysis of brain pathologies. In addition to the theoretical classes, students must prepare oral presentations, in a group, of topics related to the subjects taught and their interrelation with the practice of physiotherapy to assess the ability to apply concepts developed in the classroom to specific situations.

Resultados de Aprendizagem

Pretendem-se lecionar os conhecimentos básicos sobre o modo como o sistema nervoso (SN) central e

periférico funcionam e como são afetados em situações patológicas. Os alunos devem:

1- identificar as unidades básicas do SN e descrever a organização e função do SN central e periférico,

relacionando as suas alterações com situações patológicas.

2- descrever os processos biológicos e moleculares responsáveis pela sinalização neuronal e analisar o seu

compromisso em várias situações patológicas.

3- analisar os mecanismos de processamento sensorial. Descrever as bases fisiológicas da dor e a

organização e funcionamento do sistema vestibular.

4- definir as principais transformações do cérebro desde o desenvolvimento embrionário à idade adulta.

5- analisar o processo do movimento e o seu controlo e algumas das principais patologias associadas a

alterações do movimento.

6- demonstrar capacidades adequadas de síntese e comunicação e competências essenciais ao trabalho em

equipa.

 

Aims, skills and competences

Aims: teach basic concepts about the function of the central and peripheral nervous systems and the

alterations under pathological conditions. Students must:

1 identify the basic units of the nervous system and describe the organization and function of the central and

peripheral nervous systems.

2- describe the biological and molecular processes responsible for neuronal signaling and analyze its

compromise under several pathological situations.

3- analyze the mechanisms of sensory processing. Describe the physiological basis of pain and organization

and functioning of the vestibular system.

4- identify the main changes of the brain from embryonic development to adulthood.

5- analyze the process of the movement and its control and the major movement disorders.

6- demonstrate adequate capacity for synthesis and essential communication and teamwork skills

 

Programa

1. Bibliografia

2. Organização do sistema nervoso (SN)

2.1 Componentes celulares: neurónios e glia

2.1.1 Citoesqueleto e transporte axonal

2.1.2 Esclerose Múltipla

2.2. Anatomia do SN

2.2.1 Relação estrutura/função

2.2.2 Barreira hemato-encefálica

2.2.3 Imagiologia cerebral

2.2.4 Doença de Alzheimer e dos “pezinhos”

3. Sinalização neuronal

3.1 Potenciais de ação

3.2 Canais e transportadores

3.3. Sinapses

3.4 Neurotransmissores e recetores

3.5. Acidente Vascular Cerebral e Epilepsia

4. Transformações do cérebro

4.1 Desenvolvimento embrionário

4.2 Circuitos neuronais e sua modificação

4.3 Plasticidade das sinapses e circuitos maduros

4.4 Esquizofrenia

5. Processamento sensorial

5.1 Sistema somatosensorial

5.2 Sistema auditivo e vestibular

5.3 Dor

5.4 Fibromialgia

6. Movimento e seu controlo

6.1 Circuitos dos motoneurónios inferior e superior

6.2 Modulação do movimento pelo gânglio basal e cerebelo

6.3 Doenças de Parkinson e Huntington, Esclerose Lateral Amiotrófica, Ataxias

 

1. Bibliography

2. Organization of the nervous system (NS)

2.1 Cellular components: neurons and glia

2.1.1 Cytoskeleton and axonal transport

2.1.2 Multiple Sclerosis

2.2 Anatomy of NS

2.2.1 Structure-function relationship

2.2.2 Blood brain barrier

2.2.3 Brain imaging

2.2.2 Alzheimer’s disease and paramyloidosis

3. Neural signaling

3.1 Action potentials

3.2 Permeability of voltage-dependent membrane

3.3 Channels and transporters

3.4 Synapses

3.5 Neurotransmitters and their receptors

3.6 Intercellular signal transduction

3.7 Cerebral ischemia and Epilepsy

4. Changes in the brain

4.1 Embryonic development

4.2 Construction and modification of neural circuits

4.3 Plasticity of mature synapses and circuits

4.4 Schizophrenia

5. Sensation and sensory processing

5.1 Somaticosensorial system

5.2 Auditory and vestibular system

5.3 Pain

5.5 Fibromialgy

6. Movement and its central control

6.1 Circuits of the lower and upper motoneurons

6.2 Modeling of the movement by the basal ganglia and cerebellum

6.3 Parkinson’s and Huntington’s diseases. Amyotrophic Lateral Sclerosis, Ataxias

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– “Fundamental Neuroscience” (Squire L, Ed.), 3rd edition,  2008, Elsevier. ISBN: 978-0-12-374019-9.