Normas Internacionais de Contabilidade

Não aplicável.

Após uma breve exposição de enquadramento teórico das matérias, privilegia-se um método de ensino com uma elevada componente prática, através da realização de pequenos exercícios pedagógicos e da análise da aplicação das diferentes normas por empresas cotadas.

Proporcionar aos alunos um adequado conhecimento e compreensão do conteúdo das IAS/IFRS e sua aplicação prática, a fim de responder às exigências que se colocam aos analistas financeiros cuja atividade incida sobre a informação de empresas cotadas.
 Para o efeito, os alunos deverão adquirir as seguintes competências:
1. Compreender a estrutura das normas, seus objetivos e quem deve aplicá-las;
2. Compreender o tratamento contabilístico e seu reflexo nas DF da generalidade dos factos contabilísticos e suas implicações para a análise financeira;
3. Compreender as principais diferenças relativamente ao normativo contabilístico nacional;
4. Compreender o relato financeiro elaborado segundo as IAS/IFRS.

I. ASPETOS INTRODUTÓRIOS E DE ENQUADRAMENTO
1. A harmonização contabilística internacional e o International Accounting Standards Board (IASB)
2. Aspetos gerais do normativo contabilístico do IASB e filosofia subjacente ao mesmo
3. Processo de adoção das normas do IASB pela União Europeia
4. A posição nacional face às normas do IASB e ao processo de harmonização contabilística
II. BASES DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
1. A estrutura concetual e os requisitos da informação financeira
2. Demonstrações financeiras: estrutura e conteúdo (IAS 1 e IAS 7)
3. Políticas contabilísticas, alterações nas estimativas e erros (IAS 8)
4. Acontecimentos posteriores à data de balanço (IAS 10)
III. TIPOS ESPECIAIS DE RELATO
1. Resultados por ação (IAS 33)
2. Relato financeiro intercalar (IAS 34)
IV. RENDIMENTOS E ATIVOS E PASSIVOS NÃO FINANCEIROS
1. Rédito de contratos com clientes (IFRS 15)
2. Ativos fixos tangíveis (IAS 16)
3. Ativos intangíveis (IAS 38)
4. Propriedades de investimento (IAS 40)
5. Inventários (IAS 2)
6. Imparidade de ativos (IAS 36)
7. Provisões e contingências (IAS 37)
8. Subsídios governamentais relacionados com ativos (IAS 20)
9. Custos de empréstimos obtidos (IAS 23)
10. Locações (IFRS 16)
V. INSTRUMENTOS FINANCEIROS
1. Âmbito da IAS 32, IFRS 9 e IFRS 7
2. Instrumentos financeiros: reconhecimento inicial (IAS 32)
3. Categorização e mensuração subsequente de ativos e passivos financeiros (IFRS 9)
4. Imparidade de ativos financeiros (IFRS 9)
5. Contabilidade de cobertura (IFRS 9)
6. Divulgações (IFRS 7)

– Livros:

1. Alves, S. (2014). Resultados por ação. Edições Almedina.
  2. Antão, A.; Tavares, A.; Marques, J.P.; Alves, S. (2015). Normas Internacionais de Contabilidade Adotadas na União Europeia. Áreas Editora.
  3. International Accounting Standards Committee (2022). Required IFRS Standards 2022, January 2022. London: IFRS Foundation.
  4. PriceWaterhouseCoopers (2021). Manual of Accounting – IFRS 2019, Vol. I. London: Bloomsbury Professional.
  5. PriceWaterhouseCoopers (2021). Manual of Accounting – IFRS 2019, Vol. 2. London: Bloomsbury Professional.

– Outros elementos:

1. IAS/IFRS e interpretações adotadas pela União Europeia, conforme publicação no Regulamento (CE) n.º 1126/2008 da Comissão Europeia, de 3 de novembro de 2008 e alterações posteriores. Disponíveis no site da CNC: http://www.cnc.min-financas.pt/ias.html.