Nutrição e Alimentação Animal

Seria desejável que os alunos tivessem conhecimentos de base de química e bioquímica.

Expositiva para a apresentação de conceitos teóricos.

Prática laboratorial na caracterização nutritiva dos alimentos e sua utilização.

Visionamento de vídeos e diaporamas e consulta de tabelas de valor nutritivo de necessidades.

Realização de exercícios de arraçoamentos.

Pesquisa e análise das regras de alimentação de animais produzidos em modo biológico.

Os objectivos desta unidade curricular são os seguintes:

1. Compreender as interrelações estruturais e funcionais dos constituintes das plantas e dos animais.

2. Entender a anatomo-fisiologia do sistema digestivo e o metabolismo dos nutrientes no organismo animal.

3. Identificar alimentos e os sistemas e métodos de valorização dos mesmos.

4. Formular dietas com os métodos mais adequados para as diferentes espécies animais e de acordo com o seu nível produtivo.

5. Conhecer as regras de alimentação de animais produzidos segundo o modo biológico.

Conteúdos programáticos estão organizados em módulos:

Módulo 1 (50%):

Composição dos alimentos e sistemas de análise.

Classificação, estrutura, funções e metabolismo dos glúcidos, lípidos, compostos azotados, vitaminas e minerais em nutrição e alimentação animal.

Anatomia, fisiologia e microbiologia do sistema digestivo de diferentes espécies animais e produtos resultantes da digestão.

Digestibilidade dos alimentos. Importância do balanço dos aminoácidos na síntese proteica.

Valor energético dos alimentos e partição da energia no organismo animal.

Módulo 2 (50%):

Classificação dos alimentos.Sistemas de valorização energética e proteica dos alimentos.

Factores que afectam o valor nutritivo dos alimentos. Mecanismos de controlo e factores que afectam a ingestão de alimentos e de água.

Formulação de dietas.

Legislação relativa à alimentação dos animais em modo biológico.

Matérias-primas, aditivos e outras substâncias permitidas e não autorizadas na alimentação em produção biológica.

Avaliação Por Exame
  • - Prova escrita relativa às matérias de componente laboratorial - 15.0%
  • - Formulação de um arraçoamento - 15.0%
  • - prova escrita - 70.0%
Avaliação Contínua
  • - Módulo1: teste escrito (70%) e teste relativo à componente laboratorial (30%) - 50.0%
  • - Módulo 2: teste escrito (70%) e formulação de um arraçoamento (30%) - 50.0%

DROGOUL, C.; GADOUD, R.; JOSEPH, M.M.; JUSSIAU, R.; LISBERNEY, M.J.; MANGEOL, B.; MONTEMÉAS, L.; TARRIT, A. Nutrition et alimentation des animaux d’elevage, volume I e II. Dijon: Educagri éditions,
2004.

INSTITUT NATIONAL DE LA RECHERCHE AGRONOMIQUE (INRA). Alimentation des Bovins, Ovins et Caprins. Paris: INRA éditions,1988.

INSTITUT NATIONAL DE LA RECHERCHE AGRONOMIQUE (INRA). Alimentation des bovins, ovins et caprins: besoins des animaux – valeur des aliments. Versailles: Éditions Quae,2007.

MARTIN-ROSSET, W. La alimentación de los caballos. INRA, Barcelona: Aedos Editorial,1993.

MCDONALD, P.; EDWARDS, R.A.; GREENHALGH, J.F.D.; MORGAN, C.A.; SINCLAIR, L.A.; WILKINSON, R.G. Animal Nutrition, 7ª Ed. Edimburgh: Prentice Hall, 2011.

Regulamentação nacional e comunitária em vigor relativa à alimentação animal em modo de produção biológico: Regulamento base (CEE) nº 2092/91 do Conselho de 24 de Junho de 1991 e posteriores
alterações. http://www.idrha.min-agricultura.pt/agricultura_biologica/dossier/dossier.htm