Nutrição e Saúde Animal

Conhecimentos básicos de anatomia e fisiologia animal bem como de bioquímica e cálculo.

Será estimulado o raciocínio autónomo e a capacidade analítica. Além disso, a estratégia de ensino e aprendizagem visa promover a aptidão para a comunicação escrita e oral dos conhecimentos adquiridos.

1- Descrever os micro e macronutrientes essenciais para animais e entender a composição bioquímica dos alimentos bem como as suas principais metodologias de análise.

2- Identificar os diferentes tipos de alimentos forrageiros e concentrados disponíveis e como estes influenciam a ingestão voluntária.

3- Descrever as diferenças anatómicas e fisiológicas específicas da espécie e relevantes para a nutrição e alimentação animal.

4- Utilizar programas de formulação de misturas alimentares para diferentes espécies com base nos conhecimentos adquiridos anteriormente.

5- Identificar os princípios básicos da toxicologia alimentar e como estes influenciam a saúde e desempenho.

1- Introdução

2- Macronutrientes, Vitaminas e Minerais

3- Anatomia e fisiologia digestiva: ruminantes e não ruminantes

4- Avaliação da composição de alimentos para animais através das metodologias habituais.

5- Forragem: verde ou conservada, efeito na ingestão voluntária

6- Padrões alimentares: ritmos e comportamentos diários

7- Aditivos: crescimento e reforço imunológico, antimicrobianos

8- Padrões de necessidades nutritivas: manutenção e crescimento, reprodução/lactação

9- Uso de programas de computador para formulação de misturas

10- Nutrição e alimentação de bovinos, ovinos e caprinos

11- Nutrição e alimentação de suínos e aves

12- Nutrição e alimentação de equinos

13- Nutrição e alimentação do cão e do gato nas diferentes fases fisiológicas: recém-nascidos, crescimento, adulto, gestação e lactação, geriátrico.

14- Alimentos / substâncias presentes nos alimentos responsáveis por toxicidade alimentar.

Cooper, B., Mullineaux E.e E. Turner (2020). BSAVA Textbook of Veterinary Nursing, 6 edition, 970pp.

Hand, M.S., Thatcher C.D., Remillard, R.L., Roudebush, P. e B.J. Novotny (2010). Small Animal Clinical Nutrition. 5 edition, Mark Morris Institute Publisher.

Hynd, Ph. (2019). Animal Nutrition: From Theory to Practice. CABI, UK, 404 pp.

Linton, R., Bradley, G. e O. Chamock, (2013). Animal nutrition and veterinary dietetics: The Edinburgh veterinary series. Literary Licensing, LLC, EUA, 416 pp.

McNamara, J, (2013). Principles of companion animal nutrition. Pearson Education, EUA, 312 pp.

Wortinger, A. e K. Burns (2015). Nutrition and disease management for veterinary technicians and nurses. 2ª edição, John Wiley & Sons Inc, 272 pp.

Artigos científicos da especialidade a que os estudantes podem ter acesso no portal da ESAC via: https://www.sciencedirect.com/