Nutrição Humana e Saúde

Será utilizado um modelo pedagógico activo, centrado no estudante, na acessibilidade, na partilha de informação e na construção e incentivo ao espírito crítico. Pretende-se promover a interacção, a partilha de ideias e a construção conjunta de conhecimento baseado na pluralidade de experiências e saberes. Ao longo da UC serão disponibilizados aos estudantes todos os materiais de leitura obrigatória. Adicionalmente serão ainda disponibilizados um conjunto de materiais de consulta / leitura opcional. Estão previstas actividades individuais e/ou em grupo que envolverão a participação ativa dos estudantes. A metodologia pedagógica aplicada envolve uma primeira etapa de exploração teórica de matérias, complementando-se com a execução de exercícios/resolução de casos práticos, orientados pela docente nas aulas práticas, e elaboração de trabalhos escritos de pesquisa com proposta de aplicação dos conhecimentos, devidamente documentados e fundamentados.

1.Compreender a alimentação na sua complexidade e evolução constante 2.Reconhecer a alimentação como fator chave da vida do ser humano 3.Conhecer os fatores determinantes das escolhas alimentares 4.Compreender os conceitos de alimento e nutriente 5.Identificar e caracterizar os diferentes grupos de nutrientes 6.Compreender e caracterizar a roda dos alimentos 7.Entender as especificações da alimentação nas diferentes fases da vida 8.Conhecer os principais erros alimentares e conceptualizar uma alimentação saudável 9.Identificar e caracterizar os principais compostos bioativos presentes nos alimentos, nomeadamente naqueles de origem biológica 10.Reconhecer a importância da intervenção dietética em diferentes situações patológicas 11.Compreender os diferentes aspetos da toxicologia alimentar 12.Identificar e caracterizar as principais categorias de alimentos funcionais 13.Conhecer a legislação alimentar nomeadamente aquela que se refere à rotulagem nutritional e suplementos alimentares

História e evolução da alimentação humana. Fatores que determinam a escolha alimentar. Anatomia, fisiologia e composição corporal humana básicas. Noção de nutrição, nutriente e alimento e suas funções. Classificação, fontes, função e metabolismo dos diversos grupos de nutrientes. Caracterização da Roda dos Alimentos e tabela de composição de alimentos. Equilíbrio alimentar e equilíbrio nutricional. Regras básicas da alimentação saudável e erros alimentares. Alimentação em diferentes fases e circunstâncias da vida, nomeadamente no que se relaciona com a saúde. Dietoterapia aplicada a diferentes estados de doença crónica não transmissível (DCNT). Toxicologia Alimentar. Resíduos de produtos fitossanitários nos alimentos e sua toxicidade. Caracterização dos compostos bioativos presentes nos alimentos, nomeadamente de origem biológica. Suplementos alimentares. Definição e caracterização das categorias de alimentos funcionais. Rotulagem nutricional dos géneros alimentícios. Legislação.

Contínua
  • - Trabalho Pesquisa - 30.0%
  • - Teste escrito - 70.0%
Exame
  • - Exame escrito - 100.0%

Apontamentos elaborados pela docente e disponibilizados aos estudantes durante o período letivo da UC.

Berdanier C.D., 2002. Handbook of nutrition and food. Ed. CRC Press LLC. p. 772. ISBN: 0-8493-2705-9.

Cunha L. N., 2008. Anorexia, bulimia e compulsão alimentar. Ed. Atheneu. p. 170. ISBN: 978-85-7379-964-4.

Farré C. e Vilar P., 2007. La enfermedad celíaca paso a paso. Ed. Edebé, Barcelona. p. 167.  ISBN: 978-84-236-8300-0.

Leite J.P.V., 2009. Fitoterapia. Bases Científicas e Tecnológicas. Ed. Atheneu. p. 328. ISBN: 978-85-7379-237-9.

Mahan L. K., Escott-Stump S., 2010. Krause – Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 12ª Ed., Elsevier Ed. Lda. p. 1351. ISBN: 978-1-4160-3401-8.

Matsudo S. M. M. e Matsudo V. K. R., 2007. Atividade física e obesidade, prevenção e tratamento. Ed. Atheneu, p. 212. ISBN: 978-85-7379-947-7.

Pinto J. F., 2010. Nutracêuticos e alimentos funcionais. Lidel edições técnicas Lda. 276 p. ISBN: 978-972-757-624-1.

Rolfes S.R., Pinna K., Whitney E., 2009. Understanding normal and clinical nutrition. 8th Ed. Wadsworth, Cengage Learning. 925 p. ISBN-13: 978-0-495-55646-6.

Schiff W. J., 2008. Nutrition for healthy living. Ed. McGraw-Hill International. p. 481. ISBN 978-0-07-128347-2.