Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão em
três componentes pedagógicas fundamentais:
6.1. Componente teórica – exposição oral orientada para os conteúdos previstos, recorrendo sempre que
possível a recurso multimédia;
6.2. Componente prática – exercícios práticos de exploração e consolidação dos contéudos da unidade
curricular.
6.3. Componente teórico-prática – estudo e apresentação de obras/produções;
6.4. A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua;
– Exame.
6.4.1 A avaliação é contínua T1(40%), e portfolio final (60%);
6.4.2. Exame final: prova escrita com peso de 25% seguida de prova prática de captação e edição fotográfica.
Resultados de Aprendizagem
3.1. Aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos da produção de imagem digital;
3.2. Desenvolvimento dos processos de edição da imagem fotográfica digital;
3.3. Explorar diferentes estratégias de composição da imagem fotográfica;
3.4. Conhecer e identificar artistas e fotógrafos de referência da fotografia contemporânea;
3.5. Ser capaz de comunicar visualmente mensagens específicas a determinado público-alvo;
3.6. Analisar com sentido crítico e reflexivo a imagem fotográfica;
3.7. Conceber e realizar portfolios fotográficos originais numa perspectiva de “fotografia criativa”.
Programa
4.1. Fotografia criativa.
4.1.1 Artistas e fotógrafos criativos.
4.1.2 Criação de valor, autoria e copyright.
4.2. Técnicas e estratégias da fotografia criativa: arte contemporânea; foto montagem e encenação; ilustração; surrealismo e arte fantástica.
4.3. Desenvolvimento de técnicas de edição de imagem digital
4.4. Produção Fotográfica
4.4.1. Projetos e portfólios fotográficos
4.4.2 Fotografia criativa: Carl Kleiner e Chema Madoz.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Potfolio final - 60.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
- - Exame - 25.0%
- - Prova prática de captação e edição fotográfica - 75.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Antonini, M. (2015). Experimental Photography: A Handbook of Techniques.Thames and Hudson.
Anderson, B. & Geyen,J. L. (2012). The DSLR Film Makers Handbook. Real-World Production Techniques. Indianapolis: John Wiley & Sons,Inc.
Burbridge,B.(2015).Revelations.Experiments in Photography. London:Mach,Media Space.
Caplin, S. (2008). Art & Design in Photoshop. How to simulate just about anything from great works of art to urban graffiti.Focal Press .Elsevier.
Cotton, C. (2007). The Photography as Contemporary Art. London: Thames and Hudson.
Evening,M. (2012). Adobe Photoshop CS6 for photographers. Focal Press, Elsevier.
Hacking, J. (2012).Photography: The whole story. Thames and Hudson.
Langford, M. (2007). Basic Photography. The Guide for serious photographers.Elsevier.
Mushburger,R.B. (2010). Single-Camera Video Production. Elsevier e Focal Press.