Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino incluem aulas teóricas de exposição bem como a discussão de pequenos casos de estudo e a resolução de exercícios. O processo interrogativo é largamente utilizado para incentivar o aluno a refletir sobre os tópicos expostos. Os alunos deverão desenvolver um trabalho autónomo fora das aulas, sobre um tema relevante da disciplina, que resulte numa monografia. A participação dos alunos nas aulas é vivamente incentivada e valorizada. A nota final será a média ponderada entre o exame final e o trabalho, sendo que há uma nota mínima para cada componente.
Resultados de Aprendizagem
Compreender os princípios básicos de gestão de empresas, avaliação de investimentos e gestão de operações/qualidade nas organizações. No final desta unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
Compreender os princípios gerais da gestão e as suas principias teorias de referência.
Analisar o meio envolvente dos negócios e aplicar algumas das principais ferramentas de análise estrutural dos negócios.
Propor políticas de marketing para um dado caso.
Compreender e interpretar as demonstrações financeiras.
Analisar e avaliar projetos de investimento
Conhecer e aplicar técnicas e métodos de planeamento e programação de atividades de produção e gestão de stocks.
Conhecer e aplicar métodos de gestão das operações nas vertentes técnica e humana.
Compreender os princípios básicos de gestão da qualidade e os requisitos da norma de referência
Programa
1. Introdução à gestão e às organizações.
2. O Marketing e a análise estrutural dos negócios
3. As demonstrações financeiras
4. Avaliação económica de projetos de investimento
5. Planeamento e gestão de processos de produção
6. Aprovisionamento e gestão de stocks
7. Gestão da qualidade e a Norma NP EN ISO 9001:2015
8. Plano de Negocio
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Samuelson, P.A.; Nordhaus, W.D. (1993). Economia, (14ª ed.) Lisboa, McGraw-Hil. ISBN 972-9241-40-6. (disponível na Biblioteca do ISEC: 2A-10-24).
Neves, J. C., (2017). Introdução à economia, (11ª ed.) Lisboa, Babel, 670 p.. ISBN 978-972-22-3056-8. (disponível na Biblioteca do ISEC: 2A-10-89).
Ucha I. (2015). Guia de Apoio à Introdução à Economia, (7ª ed.) Verbo. ISBN 9789722231589.
Ucha I. (1995). Guia de Apoio à Introdução à Economia, (1ª ed.) Verbo. ISBN 972-22-1688-0. (disponível na Biblioteca do ISEC: 2A-10-36).
Carvalho, J. C. (2019). Gestão de Empresas – Princípios Fundamentais, (5ª ed.) Edições Silabo, Lda. ISBN: 978-972-618-993-0.
Almeida, F. (2016). Introdução à gestão de organizações, (4ª ed.) Lisboa, Escolar Editora, imp. 711 p. ISBN 978-972-592-513-3.
Rocha D.; Azevedo G.; Rodrigues A.M.G. (2016). Contabilidade para Todos, (2.ª ed.) Lisboa, Edições Almedina. ISBN 9789724065823.
Rodrigues J. (2022). SNC – Sistema de Normalização Contabilística, (8.ª ed.) Porto, Porto Editora. ISBN: 978-972-0-00324-9.
Borges, A e Rodrigues, J. (2014). Contabilidade e Finanças para a Gestão, (5.ª ed.) Lisboa, Áreas Editora. ISBN 978-989-8058-86-7.
Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e Inovação, (3.ª ed.) Lisboa, Escolar Editora. ISBN 978-972-592-406-8.
Sarkar, S. (2010). Empreendedorismo e Inovação, (2ª ed.) Lisboa, Escolar Editora, 352 p. ISBN 978-972-592-269-9. (disponível na Biblioteca do ISEC: 2A-1-210).
Lourenço, I; A. Morais; A. Lopes. (2018). Fundamentos de Contabilidade Financeira – Teoria e Casos, Lisboa, Edições Sílabo. ISBN 9789895610938.
Brealey & Myers (2008). Princípios de finanças empresariais, (8.ª ed.) Mc Graw Hill. ISBN 9788448160852.
IAPMEI (2016). Como elaborar um Plano de Negócios; https://www.iapmei.pt/
IAPMEI (2016). Manual do Empreendedor; https://www.iapmei.pt/
Raposo H. (2022). Apresentações e outros elementos fornecidos pelo docente. (Nonio) https://inforestudante.ipc.pt