Organização e Gestão

Conhecimentos de Base Recomendados

Estatística básica

MS-Excel como utilizador intermédio

Métodos de Ensino

Aulas expositivas de apresentação dos conceitos e modelos dos conteúdos programáticos, com apoio de Powerpoint.

Aulas orientadas para a resolução de problemas, realização assistida de trabalhos e de apresentação/discussão de trabalhos.

 

Resultados de Aprendizagem

Os objectivos são:

Compreender os princípios básicos de organização e gestão de empresas e organizações, desde o nível estratégico até ao operacional nas múltiplas vertentes, criando um domínio comum de conhecimento entre os engenheiros e os gestores.

 As competências a adquirir são:

Compreender a influência das envolventes económicas, sociais, tecnológicas e políticas sobre as organizações e sobre os seus gestores. Deverão ainda ser capazes de avaliar e entender a importância da competitividade e da ética empresarial, através da utilização de ferramentas e saberes que permitam exercer a gestão, no contexto da cultura da empresa, numa perspectiva empresarial aberta à inovação e à mudança.

Identificar os diferentes horizontes de planeamento das operações e os procedimentos a aplicar em cada caso. Deve prever necessidades, planear e escalar recursos, assegurando o cumprimento de metas e optimizando as operações. Deve aplicar as técnicas de planeamento e controlo de projectos. Deve conhecer as distintas filosofias de gestão da produção. Genericamente, pretendem-se desenvolver as capacidades de análise e resolução de problemas, aplicando os conhecimentos adquiridos.

Programa

Módulo 1- Organização e Gestão
1.As organizações, as empresas e a gestão,

2.As organizações e o meio envolvente, o planeamento e o ciclo de vida dos produtos.

3.O plano de negócio

4. As demonstrações financeiras no âmbito da gestão empresarial.

5. Fundamentos para análise e gestão das empresas, indicadores económico-financeiros e rácios fundamentais da gestão.
6.Análise financeira e de viabilidade de projetos de investimento.

Módulo 2- Gestão das Operações
1. PLANEAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE OPERAÇÕES
Horizontes de planeamento: estratégico, agregado e operacional.
O Shop-floor control e as rotas de produção.
Escalonamento em ambientes intermitentes com Heurísticas.

2. PROGRAMAÇÃO E GESTÃO DE MATERIAIS-Procura Dependente

Procura Dependente e estrutura de produto
Planeamento de Necessidades de Materiais MRP e Planeamento de Capacidades CRP

3. PROGRAMAÇÃO E GESTÃO DE MATERIAIS-Procura Independente

Gestão de inventário, funções e classificação ABC, custos em gestão de stocks
Modelos determinísticos de aprovisionamento com procura contínua.
Modelos estocásticos e Stock de Segurança
Modelos de ponto de Encomenda e modelos de revisão cíclica
O Ciclo de aprovisionamento

4. PLANEAMENTO E CONTROLO DE PROJECTOS
Características e condicionantes de um projeto
Técnicas de planeamento e controlo: redes e determinação do caminho crítico, CPM e PERT.

5.Novas Filosofias de gestão- a gestão lean e suas ferramentas (TPS, JIT, 5S, SMED, Kanban)

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Módulo 1
Recomendado:

LISBOA, J. [et al.] , (2004), “Introdução à Gestão das Organizações”, editora Vida Económica, (cota ISEC 2A-1-93)

Complementar:

ROBBINS, Stephen P.; COULTER, Mary, (2002), “Management”, Prentice-Hall, 6th ed. 

SEBASTIÃO TEIXEIRA, (1998),“Gestão das Organizações”, Alfragide ,McGraw-Hill
MARQUES PINTO, C.A. [et.al.] (2009).”Fundamentos de Gestão”, 2ª Ed.Lisboa, Editorial Presença

Módulo 2

Recomendado:

LISBOA,J. V., GOMES,C.F., (2018), “Gestão de Operações; Vida Económica”, 3ªEd, (cota ISEC 2A-4-80)

Complementar:
ROLDÃO, V.S. , RIBEIR, J.S., (2009), “Gestão das Operações-Uma abordagem Integrada”, Ed. Monitor
REIS,L, (2008), “Manual da Gestão de Stocks- Teoria e prática”, Editorial Presença
PINTO, J.P., (2010), “Gestão de Operações na Indústria e nos Serviços”, 3ªed, Lidel
ROLDÃO, V. S., (2013), “Gestão de Projectos- Abordagem Instrumental ao Planeamento, Org. e Controlo”, 4ª ed, Ed. Monitor (cota ISEC 2A-2-14)
STEVENSON, W. J. (2009), “Operations Management” (12th Edition), MacGraw-Hill Irwin.