Organização e Gestão da Manutenção

NA

A. Como metodologias de ensino serão utilizadas as seguintes:

1. Expositiva, com recurso à explicação de conteúdos programáticos através audiovisuais

2. Ativa, através da análise e resolução de casos práticos e exercícios propostos

3. Colaborativo, pela realização dos trabalhos de grupo

Espera-se que no final desta unidade curricular, os alunos atinjam os seguintes objetivos: i. Reconhecer a Terminologia, definições e conceitos em manutenção ii. Identificar os indicadores chave na área da manutenção iii. Escolher as técnicas quantitativas de fiabilidade, otimização e outras adequadas iv. Analisar estatisticamente a manutenção de uma organização v. Organizar um sistema de manutenção vi. Produzir e gerir registos de equipamentos e planos de manutenção vii. Gerir trabalhos na área da manutenção viii. Analisar e controlar custos na área da manutenção ix. Identificar as melhores práticas de manutenção moderna e indústria 4.0 x. Decidir sobre as melhores estratégias de manutenção.

1. Introdução à gestão da manutenção
  2. Terminologia, definições e conceitos em manutenção
  3. Indicadores de gestão de manutenção
  4. Análise e Estatística de Falhas; Fiabilidade, Disponibilidade e Manutibilidade