Organização e Gestão de Eventos

Os conhecimentos de base recomendados estarão relacionados com a sensibilização dos estudantes para importância de valorizar componentes como: o planeamento, a implicação e envolvimento das equipas de trabalho, a importância de saber definir especificamente os objetivos dos eventos, a sensibilização para os componentes relacionados com a orçamentação do evento, bem como o papel fundamental de uma boa comunicação do mesmo. Aspetos relacionados com a eficácia da comunicação, bem como a criatividade, as  competências comunicacionais e avaliação dos eventos são conhecimentos a valorizar.

As aulas serão teórico-práticas, combinando metodologias expositivas com a análise e discussão de casos práticos, a realização de trabalhos práticos de aplicação de conhecimentos e de técnicas (de organização de eventos) e a apresentação e discussão de projetos dos alunos em aula.

Pretende-se como principais objetivos que os alunos compreendam a importância dos eventos no contexto do funcionamento estratégico das organizações, a nível local, nacional e global, bem como que sejam capazes de planear eventos, quer enquanto instrumentos da política comunicacional da empresa quer como veículos de comunicação de marketing. São também considerados objetivos desenvolver competências que incidem na capacidade de planear, organizar, concretizar, divulgar e avaliar eventos que se articulem com os objetivos organizacionais. Compreender a assessoria de direção sobre boas práticas de promoção e organização de eventos, aplicar práticas de organização de eventos e técnicas de comunicação na sua divulgação são outros objetivos específicos.

Em matéria das competências a adquirir nomeiam-se as seguintes:

Competências saber-compreender
1) compreender a importância dos eventos no contexto do funcionamento estratégico das organizações
2) compreender a diferença entre eventos de apoio à política de comunicação institucional e eventos de apoio
à estratégia de comunicação mercadológica
3) compreender, gerir e avaliar boas práticas de organização de eventos
4) conhecer e usar os conceitos de Relações Públicas aplicados ao planeamento, implementação e avaliação
de eventos.

Competências saber-fazer
1) saber articular práticas de organização de eventos com objetivos organizacionais
2) aplicar práticas de organização de eventos
3) aplicar técnicas de comunicação na divulgação dos eventos
4) saber como assessorar e aconselhar a direção sobre boas práticas de promoção e organização de eventos

No final da UC é expectável que os alunos tenham adquirido os objetivos e as competências previamente enunciadas de modo a enriquecer a sua formação académica complementar, cultural e cívica.

Os eventos no composto da comunicação organizacional

1. importância estratégica no evento: opções e novas tendências.
  2. articulação com os objetivos organizacionais: os novos atores na rede estratégica.
  3. tipologia de eventos/resultados esperados: novos paradigmas.

Etapas do Planeamento de Eventos

1. objetivos
  2. públicos
  3. planeamento: espaços, horários, datas,
  4. afetação de recursos humanos e técnicos
  5. orçamentação e relação com fornecedores
  6. o risco nos eventos: tipologias

Implementação do evento

1. apoio operacional
  2. protocolo empresarial
  3. noções básicas de relações com os órgãos de comunicação social

Avaliação do evento

1. a importância da participação dos stakeholders na avaliação
  2. a elaboração de um relatório de avaliação
  3. apresentação de casos práticos pelo docente

Bibliografia principal:

Amaral, I. (2008). Imagem e Sucesso. Guia de Protocolo para Empresas.  Lisboa: Verbo.

Bobone, P. (2010). Eventologia : ciência e artes da criação e gestão de eventos. Porto: Universidade Fernando Pessoa. ISBN:
978-989-643-049-8.

Benoît, M. (2015). Marketing territorial: Enjeux et pratiques. Publisher: VUIBERT. ISBN-13: 978-2311401691.

Caetano, J. et al. (2018). Gestão de eventos. Lisboa Escolar. Coleção Desafios da globalização. ISBN: 978-972-592-516-4.

Montenegro, F. G., et al. (2019). Gestão de riscos em eventos no século XXI : liderança, gestão, estratégia, novas tecnologias, terrorismo, criminalidade. Silabas & Desafios. ISBN: 978-989-8842-43-5.

Isidoro, A. M., et al. (2023). Manual de organização e gestão de eventos, 2ª ed. Lisboa: Edições Sílabo. ISBN: 978-989-561-278-9.

Monteiro, A, et al. (2022). Gestão de pessoas no lazer, animação turística & eventos. Coimbra: Editora d’Ideias. ISBN:
978-989-53653-0-2.

Bibliografia complementar:

Arnaud de B., Pedro D., et al. (2021). Mercator 25 Anos – O Marketing na era digital (18ª Edição atualizada). Lisboa: Publicações D. Quixote. ISBN: 9789722073486.

Ochôa, R. (2011). Event point : eventos, congressos, feiras, incentivos, destinos. Porto : E.L. Comunicação.

Vieira, J. M. (2015). Eventos e Turismo- Planeamento e Organização. Da teoria à Prática. Lisboa: Edições Sílabo.