Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
O enquadramento teórico será concretizado, recorrendo a: apresentações em powerpoint, exposição oral, questionamento individual, indicação de documentos para estudo e recursos disponíveis na internet.
Quanto às tarefas de natureza TP, o docente adotará estratégias e metodologias diversificadas: exposição oral, questionamento e apresentação e defesa de trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
1. Desenvolver conhecimentos sobre os processos de gestão adequados a iniciativas de empreendedorismo no âmbito da Organização e Gestão do Desporto (OGD).
2. Conhecer os diferentes tipos de estruturas organizacionais.
3. Conhecer as diferentes organizações do desporto do sistema desportivo português e o seu enquadramento jurídico.
4. Conhecer modelos de conceção, organização e implementação de projetos e programas de atividades desportivas e
de lazer, sob a égide de diferentes organizações desportiva.
5. Demonstrar capacidade de integração em equipas de trabalho que visem a implementação e avaliação de planos de desenvolvimento desportivo.
6. Elaborar, de acordo com modelos académicos e de âmbito profissional, documentação sobre a contextualização teórica de programas e projetos de intervenção ou gestão no campo da atividade física e desportiva.
7. Conhecer os mecanismos de financiamento do desporto, os instrumentos – mecenato, patrocínio – e aspetos legais
associados.
Programa
1. OGD: a problemática do desporto na dimensão organizacional; conceitos e teorias das organizações; organizações desportivas, tipologia, objetivos, vocação e missão; níveis de intervenção do gestor desportivo; e empreendedorismo em desporto
2. Organização da administração pública desportiva em Portugal: competências e atribuições
3. Sistema de prática desportiva: conceito de sistema desportivo; e setores de prática
4. Desenvolvimento do desporto: processos, características e conceito; situação e nível desportivo; fatores de desenvolvimento; modelos de desenvolvimento e enquadramento do praticante desportivo
5. Gestão e planeamento de projetos: conceito e modelos de apoio à tomada de decisão; medidas, ações, projetos e programas de desenvolvimento; eventos desportivos
6. Contratos programa de desenvolvimento desportivo; o mecenato e patrocínio desportivo como ferramentas para a obtenção de financiamento externo das organizações desportivas.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 35.0%
- - Frequência - 55.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Beech, J., & Chadwick. S. (2007). The Marketing of Sport. Harlow: Prentice Hall.
Bento, O., & Constantino, J. (2012). Desporto e Municípios: políticas, práticas e programas. Lisboa: Visão e Contextos.
Correia, A. (1993). Gestão de Organizações Desportivas e Segmentos de Praticantes. Ludens. 13(3-4), 79-83.
Hoye, R., Nicholson, M., Westerbeek, H., Smith, A., & Stewart, B. (2012). Sport Management: Principles and Aplications. Abingdon: Routledge.
Lindon, D. et al (2004). Mercator XXI: teoria e prática do marketing. Lisboa: D. Quixote.
Pires, G. (1995). Planeamento e gestão de projectos. Lisboa: FMH.
Pires, G. (2007). Agôn – Gestão do Desporto: O Jogo de Zeus. Porto: Porto Editora.
Mullin, B., Hardy, S., & Sutton, W. (1995). Marketing deportivo. Barcelona: Paidotribo.
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