Organização Industrial e Gestão de Empresas

Conhecimentos de Base Recomendados

Informação não definida

Métodos de Ensino

Apresentação de conceitos fundamentais com o auxílio do Powerpoint, vídeos e casos de estudo;

Desenvolvimento, apresentação e discussão de trabalhos de grupo;

Resolução com orientação de exercícios práticos.

Resultados de Aprendizagem

Proporcionar uma visão geral sobre as organizações e sobre a gestão no contexto das sociedades actuais. Compreender as principais funções da Gestão das Operações de modo a integrá-las numa óptica do produto,do processo e do fluxo de bens. Compreender os problemas associados às diversas funções da Gestão das Operações, nomeadamente os aspectos relacionados com a organização, o planeamento da produção e o planeamento e a coordenação de projectos. Compreender os conceitos, métodos e critérios para a preparação e divulgação de informação contabilística normalizada. Compreender a relevância da Contabilidade de Gestão no apoio à tomada de decisões no actual ambiente de negócios. Compreender como se determina o custo dos produtos e dos serviços, e como essa informação pode ser utilizada pelos gestores para a tomada de decisões. Compreender, analisar e utilizar metodologias, técnicas e modelos de avaliação de gestão financeira. Compreender as decisões económicas e financeiras de investimento.

Programa

I. Introdução à Gestão, Contabilidade e Análise de Investimentos
1. Sociedades Comerciais
Âmbito de aplicação. Personalidade e capacidade. Contrato de sociedade. Sociedades por quotas. Sociedades anónimas. Empresários em nome individual.

2. Política de empresa
Estratégia Empresarial e de Marketing. Gestão de recursos humanos, liderança e motivação. Internacionalização.

3. Contabilidade Financeira e de Gestão
Fluxos financeiros na atividade empresarial. Funções, divisões e princípios gerais da contabilidade. Normalização Contabilística. Noção. Vantagens e Desvantagens. A Normalização Contabilística em Portugal. O Sistema de Normalização Contabilística (SNC). Estudo das Contas do SNC. Elementos das Demonstrações Financeiras no âmbito do SNC. Balanço. Demonstração dos Resultados por Naturezas. Demonstração dos Resultados por Funções. Demonstração das Alterações do Capital Próprio. Demonstração dos Fluxos de Caixa. Anexo. Princípios de Gestão Financeira. Os principais conceitos de rendibilidade da empresa. Relações custo-volume-resultados. Ponto crítico. Rácios.

4. Plano de Negócio e Decisão económica de investimento
Análise do meio envolvente. Análise da empresa. Análise estratégica. As empresas enquanto unidades económicas. Marketing. Parâmetros económicos essenciais. Meios libertos dos investimentos. Mapas dos fluxos financeiros dos investimentos. Métodos da avaliação da decisão económica – Valor Atual Líquido (VAL), Taxa Interna de Rentabilidade (TIR), Período de Recuperação do investimento (Pay-Back).

II. Gestão das Operações
5. Princípios de Gestão das Operações
Estratégia. Conceção de Produtos e Serviços. Localização e Implantação dos meios de produção. Implantação: Importância do estudo; Diversos aspetos do problema; Circulação de materiais; Circulação de pessoas; Economias de pessoal; Qualidade do trabalho; Condições de trabalho; Facilidades da direção e controlo; Custo de construção e instalação; Facilidade de conservação; Possível ampliação. Implantação das oficinas: Diferentes tipos de implantação; Implantação consoante o tipo de indústria; Implantação segundo a organização da produção; Implantação funcional; Implantação em cadeia. Produção em linha; Produtos num posto fixo; Linha de montagem em postos fixos; Método de trabalho no estudo da implantação de oficinas; Análise; Procura de uma solução; Cálculo das superfícies de implantação; Método das cadeias; Método das gamas fictícias; Utilização de maquetas; Estudo de uma implantação em cadeia; Cálculo de saturação e equilíbrio dos postos; Cálculo do ritmo de cadeia; Cálculo dos stocks intermédios; Estudo dos meios materiais. Implantação de armazéns: Método de trabalho para o estudo da implantação de armazéns; Métodos de ordenação em armazéns; Exemplos de planos de ordenação; Materiais de armazenagem; Armazéns exteriores. Planeamento agregado.

6. Planeamento e Gestão de Projetos
Gestão por projetos. Criação, avaliação e seleção de projetos. Fases de um projeto. Organização de projetos: estrutura de gestão; documentos e fluxos de informação; relatórios de progresso e de controlo. Redes de projetos. Planeamento e controlo: tempos, recursos e custos. O método PERT. Diagramas de Gantt e de cargas. O método CPM.

7. Gestão dos Materiais
Modelos de classificação de stocks. Componentes de modelos de gestão de stocks. Modelos determinísticos (reposição instantânea/não instantânea, com/sem rutura permitida). Modelos estocásticos (políticas do nível de encomenda e de revisão cíclica). Modelos de otimização global e parcial. Métodos de previsão da procura. Séries temporais. Técnicas de previsão para modelos de nível constante, de tendência linear, de nível constante com efeitos sazonais. Regressão linear. Regressão não linear. Gestão de stocks de procura dependente (MRP).

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  • ALMEIDA, Filipe Jorge Ribeiro de, (2016). Introdução à gestão de organizações (4ª ed.). Lisboa: Escolar Editora;
  • MITHÁ, Omar, (2009). Análise de projectos de investimento. Lisboa: Escolar Editora;
  • BORGES, António, RODRIGUES, Azevedo, RODRIGUES, Rogério (2007). Elementos de contabilidade geral (24ª ed). Lisboa: Áreas Editora;
  • CHASE, Richard B., AQUILANO, Nicholas J. (1995). Gestão da produção e das operações: Perspectivas do ciclo de vida (1ª edição). Lisboa: Monitor;
  • MENEZES, Helder Caldeira (1996). Princípios de gestão financeira (6ª ed). Lisboa: Editorial Presença.