Pedologia

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de geologia

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos da UC e a conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de ensino/aprendizagem assenta:

– No estudo de casos, acompanhado de um conjunto de instruções que levam o estudante a analisá-los, a tirar conclusões e a tomar decisões ou a sugerir ações;

– Na identificação e caracterização de perfis correspondentes a diferentes tipos de solos;

– Na execução de trabalhos práticos de aplicação dos conceitos teóricos, que tanto podem ser de natureza numérica, como laboratorial ou de campo;

– Na pesquisa bibliográfica necessária para complementar a informação obtida nas aulas e para a execução dos relatórios.

Resultados de Aprendizagem

No decorrer da Unidade Curricular pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências:

1) Identifique os constituintes dos solos e os seus efeitos na qualidade do solo enquanto meio poroso onde ocorrem transferências hídricas e gasosas e enquanto meio de transformação de substâncias poluentes.

2)Identifique os fatores e os processos responsáveis pela formação e diferenciação dos solos naturais, dos solos utilizados para a produção agrícola e o papel do solo na transformação e remediação de substâncias poluentes.

3) Compreenda os processos de degradação do solo e as práticas que contribuem para a conservação e melhoria do solo em termos de caraterísticas hidrológicas e enquanto suporte de um ecossistema.

4) Distinga os principais tipos de solo e conheça os sistemas de classificação do solo.

 

Programa

Parte I (50%)

Constituintes minerais e orgânicos do solo; Mineralogia do solo; Matéria orgânica e o ciclo do carbono; Propriedades do solo e sua relação com a constituição; Fatores ambientais determinantes das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo; Efeitos da constituição e das propriedades do solo na qualidade do solo enquanto meio de transformação e remediação de poluentes. Biodiversidade do solo. Importância da matéria orgânica e das interações  entre o solo, as raiz das plantas, os microrganismos, a fauna do solo e a rizosfera para a qualidade do solo, para a nutrição das plantas e funcionamento dos ecossistemas. Água do solo: teor, distribuição e estado energético da água do solo; infiltração da água no solo; retenção e movimento da água em solo saturado e não saturado; disponibilidade da água para as plantas; o solo e o ciclo hidrológico.

Parte II (50%)

Fatores de formação do solo e suas interações; Processos de formação e evolução do solo; Diferenciação e nomenclatura de horizontes; Horizontes de diagnóstico; Principais tipos de solos em Portugal. Funções dos solos nos ecossistemas terrestres. Tipos de erosão: eólica e hídrica; fatores e processos; métodos para combater a erosão e práticas de conservação do solo; metodologias para estimar a perda de solo: a equação universal de perda de solo (USLE).

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BONNEAU, M., SOUCHIER, B. – Constituants et Propriétés du Sol. Masson, Paris, 1994

BRADY, N.C.; WEIL, R.R. – The Nature and Properties of Soils. 13ªEd. Mac Millan Pearson Education Inc. New Jersey, 2002.

CARDOSO, J. C., BESSA, M. T., MARADO M. B. – Carta de Solos de Portugal(1 : 1 000 000). Agronomia Lusitana 33 : 481 – 602, 1973.

COSTA, J. B. – Caracterização e Constituição do Solo. 7ªEd., F.C.G., Lisboa, 2004. FOTH, H. D. – Fundamentals of Soil Science. John Wiley and Sons, 1978.

HILLEL, D. – Environmental Soil Physics. Academic Press. New York, 1998

GARDINER, D. T., MILLER, R. W. – Soils in our Environment. Ed.Pearson.New Jersey, 2004.

RICARDO, R. P. – Génese e Evolução dos Solos. ISA, Lisboa, 1969 TAM, K. H.- Environmental Soil Science. Marcel Dekker, Inc. New York,1994

VARENNES A. (2003). Produtividade dos Solos e Ambiente. Escolar editora.

WIGLEY, T.M.L., SCHIMEL, D. S. – The Carbon Cycle. Cambridge University Press, 2000