Pesquisa de Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

Fundamentos de Marketing

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino centra-se na exposição teórica em aula através da exposição/debate e aplicação com exercícios práticos e reais. Serão desenvolvidos trabalhos de grupo em contexto real.

Resultados de Aprendizagem

a) Descrever e organizar um projecto de pesquisa de mercado;

b) Aplicar técnicas básicas de exploração, recolha e organização de informação;

c) Organizar a pesquisa empírica com base no domínio das principais técnicas amostrais;

d) Aplicar as principais técnicas de recolha de dados, quantitativas e qualitativas;

e) Organizar, analisar e interpretar os dados resultantes dessa recolha;

f) Preparar relatórios de pesquisa e argumentar os seus principais resultados.

Programa

a) Introdução à pesquisa de mercado

b) Problema e abordagem de pesquisa

c) Design de pesquisa

d) Dados secundários e pesquisa qualitativa

e) Métodos de recolha

f) Pesquisa causal e experimentação

g) Medidas e escalas

h) Questionários

i) Amostragem

j) Trabalho de campo

k) Tratamento e análise de dados

l) Elaboração e apresentação do relatório

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

NielsenIQ. (2020a). Anuário Drug

NielsenIQ. (2020b). Anuário Food

Celeste, P. (2018). Marketing Performance. Clube do Autor

Malhotra, N. K. (2019). Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (7a edição). Bookman

Oliveira, J. (2014). Marketing Research (vols I & II). Edições Sílabo

Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019). Research Methods for Business Students (8th Ed.). Pearson