Planeamento e Gestão Estratégica da Comunicação

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplica

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos são desenvolvidos através do recurso de análise e discussão de temas e casos. Adicionalmente, os estudantes desenvolvem planos de comunicação para uma organização , em contexto real.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se:

– apresentar a comunicação estratégica como um campo dependente e consequente da mudança social;  

– evidenciar as diferentes formas de comunicação orientada para os objectivos organizacionais e interesses dos múltiplos  stakeholders;

– desenvolver capacidade de análise e espírito crítico sobre os factores inerentes ao pensamento estratégico no âmbito da comunicação;

– elaborar, implementar e avaliar programas específicos de comunicação, no âmbito das organizações, como um sistema global e integrado

Programa

1.A necessidade e os contributos da comunicação estratégica para as organizações:

– Cultura, Identidade e Reputação

2.Stakeholders e Especificidades da Comunicação:

– Dos Mass Media para os Social Media

3. Implementar  Comunicação Estratégica:

– Da auditoria ao planeamento estratégico da comunicação. 

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - Teste individual - 50.0%
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
Avaliação por frequência
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
  • - Teste individual - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Christensen, L. T., & Cornelissen, J. (2017). Construindo pontes entre a Comunicação Organizacional e a Comunicação Corporativa: revisão, desenvolvimento e olhares para o futuro. Mediapolis–Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, (4), 39-69.

Corneliessen, J.(2010). Defining Corporate Communication. Sage publications.

Gregory, A. (2015). Planing and Managing Public Relations Campaigns: a strategic approach. Kindle Editions.

Hallahan, K., Holtzhausen, D., Van Ruler, B., Verčič, D., & Sriramesh, K. (2007). Defining strategic communication. International journal of strategic communication, 1 (1), 3-35.

Heide, M., & Falkheimer, J. (2018) Strategic Communication. Routledge.

Thomaz J. C., & Brito, E. P. Z. (2007). Comunicação Corporativa: contribuições para a reputação das Organizações. Organicom, 4 (7), 2º Semestre.

– Xifra, J,. & Lalueza, F. (2009). Casos de relaciones públicas y comunicación corporativa. Pearson Prentice Hall.