Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplica
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos são desenvolvidos através do recurso de análise e discussão de temas e casos. Adicionalmente, os estudantes desenvolvem planos de comunicação para uma organização , em contexto real.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se:
– apresentar a comunicação estratégica como um campo dependente e consequente da mudança social;
– evidenciar as diferentes formas de comunicação orientada para os objectivos organizacionais e interesses dos múltiplos stakeholders;
– desenvolver capacidade de análise e espírito crítico sobre os factores inerentes ao pensamento estratégico no âmbito da comunicação;
– elaborar, implementar e avaliar programas específicos de comunicação, no âmbito das organizações, como um sistema global e integrado
Programa
1.A necessidade e os contributos da comunicação estratégica para as organizações:
– Cultura, Identidade e Reputação
2.Stakeholders e Especificidades da Comunicação:
– Dos Mass Media para os Social Media
3. Implementar Comunicação Estratégica:
– Da auditoria ao planeamento estratégico da comunicação.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste individual - 50.0%
- - Trabalho de grupo - 50.0%
- - Trabalho de grupo - 50.0%
- - Teste individual - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Christensen, L. T., & Cornelissen, J. (2017). Construindo pontes entre a Comunicação Organizacional e a Comunicação Corporativa: revisão, desenvolvimento e olhares para o futuro. Mediapolis–Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, (4), 39-69.
Corneliessen, J.(2010). Defining Corporate Communication. Sage publications.
Gregory, A. (2015). Planing and Managing Public Relations Campaigns: a strategic approach. Kindle Editions.
Hallahan, K., Holtzhausen, D., Van Ruler, B., Verčič, D., & Sriramesh, K. (2007). Defining strategic communication. International journal of strategic communication, 1 (1), 3-35.
Heide, M., & Falkheimer, J. (2018) Strategic Communication. Routledge.
Thomaz J. C., & Brito, E. P. Z. (2007). Comunicação Corporativa: contribuições para a reputação das Organizações. Organicom, 4 (7), 2º Semestre.
– Xifra, J,. & Lalueza, F. (2009). Casos de relaciones públicas y comunicación corporativa. Pearson Prentice Hall.