Planeamento Estratégico de Projetos Gastronómicos

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A natureza interdisciplinar desta U.C. implica o recurso a metodologias diversificadas, recorrendo a aulas teóricas e teórico-práticas de forma a implementar o método ativo, favorecendo o aprofundamento de alguns temas, assim como o método da descoberta para a compreensão de outros. Para obterem aprovação (mínimo 10 valores), os Estudantes terão de optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:

1) Exame

A avaliação por exame final consiste na realização de uma única prova escrita de avaliação de conhecimentos (100%), a realizar nas respetivas épocas de avaliação.

2) Avaliação contínua/ periódica

A avaliação contínua/ periódica resulta dos seguintes parâmetros de avaliação:

a) formulação de uma proposta de projeto gastronómico, que deverá ser apresentado/ defendido oralmente (80%), cuja ponderação se divide em componente escrita (60%) e componente oral (20%);

b) realização de exercícios/ fichas de trabalho no decorrer das aulas (20%).

Resultados de Aprendizagem

Estimular competências que permitam detetar oportunidades de mercado;

Promover o conhecimento e domínio do processo de planeamento estratégico;

Fomentar aptidões para a elaboração de um projeto gastronómico coerente e sustentável.

Programa

1. O mercado gastronómico

1.1 Tendências mundiais com influência no desenvolvimento de projetos gastronómicos

1.2 Análise de oportunidades de mercado: recursos e ferramentas

2. O processo de planeamento estratégico e a gastronomia

2.1 Modelos e dimensões do planeamento estratégico

2.2 O pensamento estratégico aplicado à gastronomia

3. A formulação do projeto gastronómico

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Projecto - 80.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Coutinho, A. P. & Correia, M. (2019). Mesas Migrantes: Projetos de Alimentopia (1ª Edição). U.Porto Press. 375244.pdf (up.pt)

Pinheiro, R., & silva, M. (2018). A gastronomia como alternativa para a redução da desigualdade social: Estudo de caso sobre o projeto social Gastromotiva. Revista Desafios, 5 (3), 86-93. DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5n3p85

Rodrigues, C., Costa, A., & Sardo, A. (2019, novembro 5-7*). Turismo gastronómico: proposta de uma carta gastronómica para a região da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela [Paper presentation]. XI International Tourism Congress –  ITC’19 – The Image and Sustainability of Tourism Destinations (Proceedings Book)*. Proceedings_Book_ITC19.pdf

Garcia, J. P., Zaneti, T., Diniz, J., & Gueneau, S. (2022). Dinâmicas alimentares alternativas e gastronomia: Consumo de produtos locais em restaurantes de Brasília. Revista Grifos, 31(57), 1-18. DOI: http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v31i57.6729