Planeamento Estratégico e Marketing Territorial

Métodos de Ensino

O método de ensino conjuga dois tipos de aula: aulas expositivas, sempre com incentivo à participação e debate; aulas de apresentação de temas pelos alunos ou apresentação de trabalhos práticos. Nas aulas expositivas são apresentados e discutidos os conceitos, seus fundamentos e interligações, recorrendo-se, sempre que possível, a estudos realizados e exemplos práticos do sector turístico. A participação dos alunos na discussão e aplicação dos conceitos a exemplos práticos é incentivada. Utiliza-se suporte informatico para a maioria das aulas (powerpoint), disponibilizado aos dissentes para facilitar o acompanhamento das aulas, identificando-se referências bibliográficas para um estudo mais aprofundado.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender o conceito e os princípios metodológicas do planeamento estratégico;

2. Conhecer experiências de planeamento estratégico relacionadas com o turismo;

3. Compreender a importancia do planeamento estratégico na configuração dos destinos turísticos;

4. Dominar os conceitos ligados ao marketing dos produtos e dos serviços;

5. Compreender as especificidades do marketing territorial e dos destinos turísticos;

Programa

– Planeamento do território: origens, evolução e quadros atuais de referência;

 – Planeamento estratégico territorial: princípios e orientações metodológicas;

 – Regime jurídico dos instrumentos de gestão territorial;

– Nomenclatura comum das unidades territoriais estatísticas da União Europeia;

– O marketing na empresa, no mercado, na sociedade e no turismo;  

– O marketing dos produtos e dos serviços; os produtos turísticos; as áreas de destino enquanto “produto”;

– O marketing de destinos turísticos

– O processo de planeamento estratégico de marketing;

– O comportamento do consumidor em turismo (determinantes e tomada de decisão);

– Informação e análise de mercado; mercado-alvo e segmentação do mercado;

– Análise da concorrência e posicionamento no mercado;

– O marketing-mix: produto, preço, distribuição e comunicação;

– Extensões do marketing-mix no âmbito da área-destino;

– O plano de marketing como instrumento estratégico e operacional.

Métodos de Avaliação

Frequência ou Exame
  • - Teste escrito - 50.0%
  • - Trabalho prático - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Ashworth,G. e H. Voogd (eds) (1991) Marketing Tourism Places. Routledge, London and New York

– DCLG (2007) Planning together-local strategic relationships and spatial planning: a practical guide, Dep. Communities and Local Government, London

– EC (1999) ESDP, European Spatial Development Perspective: towards balanced and sustainable development of the territory of the European Union. EC, Brussels

– HALL, P. (1980) Urban and regional planning. Penguin, London

– Heath, E. e G.Wall (1992) Marketing Tourism Destinations. John Wiley & Sons, New York

– Kastenholz, E. (2002) O papel da imagem do destino no comportamento do turista e implicações em termos de marketing. Diss. Dout., UA

– Kotler, Haider e Rein (1993) Marketing Places. New York

– Kotler, A., Saunders e Wong (1999) Principles of Marketing. 2nd European edition. Prentice Hall Europe

– Lambin (2000) Marketing Estratégico. 4ª ed. McGraw-Hill

– MERCATOR- Teoria e Prática do Marketing. 9ª edição, Dom Quixote, Lisboa.