Planeamento Industrial

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas serão de natureza teórico-prática, com uma componentes expositiva e uma componente de resolução de problemas. De entre estes problemas recorrer-se-à a casos de estudo que permitam incorporar incerteza quer no resultado do problema quer na sua própria definição, de forma a simular o mais realisticamente possível os problemas de planeamento reais. Na resolução destes problemas serão intensivamente utilizadas ferramentas computacionais, como folhas de cálculo.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se fornecer aos alunos uma perspectiva ampla sobre o planeamento das actividades industriais, nomeadamente sobre a forma como devem ser geridas e controladas as operações e os recursos disponíveis para essas operações. Pretende-se que após a sua conclusão, os estudantes conheçam e saibam utilizar as ferramenas básicas da gestão das operações, bem como adaptá-las a diferentes organizações/sistemas produtivos de acordo com os objectivos pretendidos. Pretende-se também que os estudos compreendam as limitações da aplicação destes métodos a casos reais, que resultam quer do desajuste entre os sistemas reais e os modelos utilizados, quer da aleatoridade sempre existente em sistemas reais. A capacidade de analisar criticamente os resultados obtidos pela aplicação das metodologias leccionadas é também um dos objectivos.

Programa

Introdução à gestão das operações. Introdução à gestão de projectos utilizando os métodos CPM (critical path method), PERT (project evaluation and review technique) e os modelos de tempo/custo. Caracterização de sistemas produtivos, de acordo com o seu funcionamento e objectivo. Sequenciamento de operações em diferentes tipos de sistemas produtivos. Implantação e equilibragem de linhas de fabrico/montagem. Métodos de previsão (regressão linear, decomposição clássica, amortecimento). Introdução aos sitemas de gestão de materiais (MRP).

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Contínua
  • - 2º teste escrito - 30.0%
  • - trabalhos de grupo - 40.0%
  • - 1º teste escrito - 30.0%
Exame
  • - Prova escrita - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Marchal, P.C., Ortega, J.G., García, J.G. (2019). Production Planning, Modeling and Control of Food Industry Processes. Springer.

Stevenson, W.J., Production Operations Management, 6th ed., Irwin/McGraw Hill, 1999

Hillier, F.S., G.J. Lieberman, Introdução à Pesquisa Operacional, 8.a ed., McGraw Hill Interamericana, 2006

Chase, R.B., F.R. Roberts, N.J. Aquilano, Administração da produção e das operações, 11.a ed., McGraw Hill Interamericana, 2006.