Planeamento, Orçamentação e Controlo

Os alunos devem ter conhecimentos prévios nas seguintes áreas:

• Gestão e Administração, nomeadamente no que se refere ao ciclo de gestão e às diversas áreas funcionais das organizações;
  • Contabilidade Financeira, nomeadamente no que se refere às Demonstrações Financeiras e ao Sistema de Normalização Contabilística em geral;
  • Contabilidade de Gestão, nomeadamente no que se refere às diversas tipologias de gastos e rendimentos e respetivas metodologias de cálculo.

Nesta UC são seguidas estratégias ativas de ensino, aprendizagem e avaliação, em que o aluno se encontra no centro do processo e em que o docente assume o papel de facilitador de aprendizagens.

• As aulas são teórico-práticas, incluindo as componentes de exposição teórica, exposição de resolução de casos práticos, resolução de casos práticos pelos alunos e respetiva discussão e apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos fora de aula.
  • Os alunos são estimulados a intervir na discussão das temáticas lecionadas, podendo as intervenções focar aspetos suscitados pela sua própria experiência pessoal e profissional.
  • Os trabalhos a desenvolver pelos alunos fora de aula, visam desenvolver os seu espirito critico, a sua capacidade de síntese e a orientação para a obtenção de resultados relevantes.

Objetivos:

1) Conceber e desenvolver um sistema de informação para a gestão, em coordenação com todas as áreas de negócio, visando:

1.1) Materializar a informação em instrumentos de gestão que permitam prever, com alguma segurança, o futuro da organização e

1.2) Controlar a atividade;

1.3) Suportar os processos de tomada de decisão.

2) Conhecer, compreender e aplicar as técnicas relacionados com:

2.1) A elaboração do plano anual de atividades;

2.2) A elaboração dos orçamentos por funções e por centros de responsabilidade;

2.3) O controlo orçamental, numa perspetiva de articulação com o planeamento estratégico.

3) Estabelecer a metodologia de implementação de um sistema orçamental.

Competências a adquirir:

• Elaborar o plano estratégico da empresa
  • Elaborar e articular os planos, programas e orçamentos, global e funcionalmente.
  • Elaborar previsões, calcular e analisar desvios e tomar medidas corretivas;
  • Preparar um modelo planeamento, orçamentação e avaliação de desempenho, apoiado em ferramentas informáticas, que permita, elaborar o plano operacional, o orçamento anual e apurar desvios orçamentais, simular ações corretivas, e medir o respetivo impacto nos resultados.

1. Planeamento, Orçamentação e Controlo e o Ciclo da Gestão

• A gestão e as funções do gestor
  • As funções e o processo de planeamento
  • O orçamento como uma ferramenta de planeamento

2. Planeamento, Orçamentação e Controlo: Conceitos

• O orçamento e o seu papel determinante para atingir das metas da organização
  • Alinhamento entre o orçamento e a estratégia organizacional
  • Estratégia, planeamento, orçamentação e controlo
  • Planeamento estratégico e operacional.

3. O Processo Orçamental

• Elaboração dos programas/planos
  • Elaboração dos orçamentos e sua articulação
  • Indicadores de gestão
  • Processos de orçamentação
  • Aspetos comportamentais associados à gestão orçamental

4. O Controlo Orçamental: apuramento e análise de desvios

Bibliografia fundamental:

• Cokins, G.; Juras, P.; David, S.; Blocher, E. (2016), Cost Management: A Strategic Emphasis, 7nd edition, McGrawHill (ISBN: 9780077733773);

• Drury, C. (2018), Management and Cost Accounting, 10th Ed., Cengage Learning (ISBN: 9781473748873);

• Horngren, C.T.; Rajan, M, Bhimani, A.e Datar, S.M. (2015), Management and Cost Accounting, 6th Edition, Pearson (ISBN 9781292063461).

Bibliografia complementar:

• Anthony, R.N.; Govindarajan, V.; Hartmann, F.; Kraus, K.; Nilsson, G. (2014). Management Control Systems: First European Edition, McGraw-Hill (ISBN9780077133269);
  • Jordan, H; Neves, J. C.; Rodrigues, J.A. (2015), O Controlo de Gestão ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 10ª Ed., Áreas Editora (ISBN 9789898058683);
  • Major, M. e Vieira, R. (Ed.) (2018) Contabilidade e Controlo de Gestão: Teoria, Metodologia e Prática, Lisboa, Escolar Editora (ISBN 9789725925218).