Políticas Públicas Saudáveis e Políticas de Saúde

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino é variada e procura promover uma aprendizagem ativa e participada, com leitura indispensável dos textos de base e discussão de tópicos ou exercícios.Cerca de metade das sessões serão iniciadas com uma exposição a cargo de um docente, seguindo-se-lhe uma discussão de tópicos relacionados com o tema em análise onde os alunos são incentivados a intervir. As outras sessões serão eminentemente práticas com resolução de exercícios, apresentação de resultados e discussão de implicações dos temas de ensino para a prática de gestão de organizações e sistemas de saúde. Os seminários consistem de trabalho de grupo com a presença de um docente, onde se desenvolve a
discussão aprofundada dos temas de ensino.Apreciação do empenho, trabalho e participação (20%), efetuada através da observação da participação dos alunos e da sua apresentação e discussão de tópicos e exercícios nas sessões envolvendo atividade em grupo (40%). Avaliação individual (40%).

Resultados de Aprendizagem

Compreender a evolução dos paradigmas da saúde e a sua contextualização nas políticas públicas (tratamento e prevenção da doença e promoção da saúde),
Explorar as diferenças e complementaridades dos paradigmas patogénico e salutogénico na origem das políticas de saúde,
Analisar criticamente a relevância dos conceitos que estão na génese da saúde (e.g. sentido de coerência) e tendências teóricas do pensamento relacionado com a promoção da saúde e sua operacionalização,
Analisar o papel da OMS no acentuar da relevância do paradigma salutogénico e suas implicações na atualidade no campo da promoção da saúde e políticas públicas saudáveis Desenvolver a comparação e integração de modelos teóricos e medidas de saúde com o trabalho empírico,
Descrever metodologias de investigação no campo das políticas públicas saudáveis e a aplicabilidade ao contexto atual e no âmbito da abordagem dos problemas da doença em Portugal.

Programa

Políticas Públicas de Saúde(PPS):stewardship ou provedoria: a)agenda,contexto, processos de governação e resultados. b)Implementação de PPS:evolução dos sistemas de saúde e conceção de cuidados de saúde primários.
Os alicerces PPS no contexto EUROPA 2020 a)modelos e declarações de intenção da OMS nas PPS;b) argumento político, estilos de vida saudáveis e promoção de saúde.

Formulação de PPS e processo de decisão: conceitos, práticas,metas,desempenho,processos de formulação a)modelos teóricos no campo da saúde ;b)análise crítica e relevância da evidência em saúde e PPS.
Princípios e práticas de promoção da saúde e agenda política,a)o empoderamento e a literacia para a saúde;b)estudo de caso:intervenção em educação para a saúde e princípios de promoção da saúde na agenda política (RENASCERES).
Da política ao cidadão;a)do desenvolvimento e translação do conhecimento em saúde à decisão;b) aplicação em PT do conceito de saúde conducente à implementação de PPS eficazes e eficientes.

Métodos de Avaliação

Trabalho individual
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 80.0%
  • - Trabalho e participação - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

WHO 1997 Health for all for the twenty-first century : the health policy for Europe, Copenhagen : WHO, 1997
Oliver,A., Mossialos, E., European Health Systems Reforms: Looking Backwards to See Forward? Journal of Health Politics, Policy and Law, 30(1,2):7-28, 2005
Saboga-Nunes L. Literacia para a saúde e a conscientização da cidadania positiva. Revista Referência. 2014;III Série – Suplemento:95-9.
Saboga-Nunes L. Controlo do Tabagismo in Sistema de saúde português: 10/30 anos: razões para continuar in Relatório da Primavera do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, 2009 – Lisboa:
OPSS, 2009. pp 42 – 50 – coordenação Prof. Pedro Ferreira
Saboga-Nunes L. Promoção e protecção da saúde. Implementação do Plano Nacional de Saúde in Luzes e Sombras: a governação da saúde, Relatório da Primavera do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, 2007 – Lisboa: OPSS, 2007. pp 159 – 186 – coordenação Prof. Pedro Ferreira