Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias têm um caráter teórico-prático. Privilegia-se a pesquisa e discussão dos conteúdos por parte dos alunos com orientação e complemento do professor.
Avaliação periódica — ao longo do semestre letivo, será baseada numa componente que inclui a participação nas aulas e a realização de uma prova escrita individual, com uma ponderação de 62,5% e uma componente de trabalho(s) , individual(ais) e/ou em grupo, com uma ponderação de 37,5%.
A prova escrita é eliminatória, devendo os alunos obter a nota mínima de 7,5.
A natureza, características e ponderação dos diferentes trabalhos será objeto de análise na primeira aula e a informação vertida para o sumário e para as plataformas web.
Avaliação por exame — avaliação no final de um período de formação através de uma prova individual de avaliação de conhecimentos com a ponderação de 100% da nota final.
Obterão aprovação os alunos cuja classificação seja superior a 9,5 valores. Os alunos que obtiverem uma classificação entre 7,5 e 9,4 valores realizarão uma prova oral, sendo que, a nota final corresponderá à média das classificações.
Resultados de Aprendizagem
1 Compreender as implicações do envelhecimento da população e do aumento da esperança média de vida
2 Dominar os conceitos de política social, de pobreza, exclusão social, desigualdade, discriminação, inserção, integração e inclusão
3 Dominar e mobilizar conhecimentos sobre as políticas e medidas de apoio à população idosa em Portugal e na União Europeia, nomeadamente, os sistemas de solidariedade social e de saúde e o enquadramento legal dos diferentes programas de promoção públicos, privados e sociais
4 Conhecer o quadro conceptual básico para o estudo dos sistemas de proteção social como forma concreta de materialização do Estado social
5 Compreender a evolução das políticas sociais, nas suas diversas formas e modelos organizativos
6 Interpretar de forma crítica dos contributos teóricos e empíricos no domínio das políticas sociais
Programa
1 – DELIMITAÇÕES CONCEPTUAIS
1.1 – Políticas públicas; políticas sociais
1.2 – Privação, pobreza e exclusão social; inclusão, inserção
1.3 – Desigualdades e discriminação
2- O ESTADO PROVIDÊNCIA
2.1 – Caracterização geral e evolução
2.2 – O Estado-Providência em Portugal
2.3 – A Crise do Estado-Providência em Portugal no contexto europeu
3 – POLÍTICAS E SISTEMAS DE PROTECÇÃO SOCIAL NA VELHICE E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO
3.1 – Instrumentos de política na União Europeia
3.2 – Instrumentos de política em Portugal
3.3 – Estado, acção pública e sociedade civil
3.4 – Redes de solidariedade formal e informal
3.5 – O papel do poder local
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 37.5%
- - Frequência - 62.5%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Caeiro, J. (2008) Políticas Públicas, Política Social e Estado de Providência, Lisboa: Univ. Lusíada Editora
Campos, A. (2000) Solidariedade Sustentada: Reformar a Segurança Social. Lisboa: Gradiva, 2000.
Carvalho, M. (2013) Serviço Social no Envelhecimento, Lisboa: Pactor
Ferrara, M. (2000) O Futuro da Europa Social, Oeiras:Celta
Hespanha, P. (2008). Políticas Sociais: novas abordagens, novos desafios. Revista de Ciências Sociais, 39(1), pp. 5-15.
MTSS-GEP (2009) Carta Social – Rede de Serviços e Equipamentos, Lisboa: MTSS
MTSS-GEP (2013) Carta Social – Rede de Serviços e Equipamentos, Lisboa: MSESS
Mozzicafredo, J. (1994) O Estado-Providência em Transição, in Sociologia – Problemas e Práticas nº 16, pp. 11-40
Salselas, T. (2006) Política Social da Velhice, Lisboa: Univ. Aberta
Silva, F. (2013) O Futuro do Estado Social. Lisboa:FFMS