Poluição Atmosférica e Tratamento de Efluentes Gasosos

Não aplicável

As aulas teóricas incidirão na exposição dos conteúdos, recorrendo sempre que possível à apresentação de exemplos práticos, e as aulas teórico-práticas na resolução de questões e problemas de aplicação. Nas aulas teórico-práticas, após uma discussão genérica sobre as questões e problemas, os alunos são incentivados a prosseguir com as suas resoluções, sendo no final efetuada uma discussão das respostas e resultados obtidos.

Esta unidade curricular fornece aos alunos conhecimentos sobre os principais problemas associados à poluição atmosférica e sobre os processos mais comuns de tratamento de efluentes gasosos. Após uma introdução ao tema da poluição atmosférica, são identificados os principais poluentes e são descritos os principais sistemas de tratamento de efluentes gasosos.

Pretende-se que no final da frequência desta unidade curricular os alunos: i) estejam sensibilizados e compreendam as principais ameaças em termos de poluição atmosférica; ii) identifiquem e saibam o efeito dos principais poluentes atmosféricos com origem antropogénica; iii) identifiquem e percebam o funcionamento dos principais sistemas de controlo das emissões industriais para a atmosfera; iv) conheçam os principais requisitos legais em matéria de poluição do ar.

1. Principais problemas ambientais associados à poluição atmosférica

Principais problemas ambientais, contaminantes e efeitos no meio ambiente: emissão de gases com efeito de estufa, depleção da camada de ozono, deposição ácida, poluição fotoquímica, matéria particulada, metais pesados, compostos orgânicos voláteis.

2. Qualidade do ar, legislação ambiental e métodos de análise

Indicadores da qualidade do ar. Legislação ambiental em matéria do ar e efluentes gasosos. Transporte pela atmosfera. Amostragem industrial e métodos de análise.

3. Sistemas de tratamento de efluentes gasosos

Descrição dos equipamentos e características principais: sistemas de remoção de partículas, sistemas físico-químicos e biológicos de tratamento de poluentes gasosos. Vantagens, aplicações ao tratamento de efluentes gasosos industriais e custos.

1. Amaral, A.L. (2021). Sebenta da disciplina. ISEC (disponível no InforEstudante).

2. Schnelle Jr., K.B., Brown, C.A. (2002). Air pollution control technology handbook. CRC Press. ISBN 0-8493-9588-7

3. Perkins, H.C. (1974). Air pollution. New York: Mc Graw-Hill (disponível na biblioteca do ISEC: 7-12-10).

4. Cheremisinoff, N.P. (2002). Handbook of air pollution prevention and control. Elsevier. ISBN 0-7506-7499-7

5. de Nevers (2000). Air Pollution Control Engineering. Waveland Press, Inc.

6. European IPPC Bureau. (2003). Reference Document on Best Available Techniques in Common Waste Water and Waste Gas Treatment/Management Systems in the Chemical Sector. Sevilha: Integrated Pollution Prevention and Control.

7. Seinfeld, J.H. (1978). Contaminación atmosférico: fundamentos físicos y químicos. Madrid: Instituto de Estudios de Administración Local.