Pomares e Vinhas Biológicos em Primavera/Verão

Recomenda-se conhecimento de conteúdos de Biologia.

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:

1. Em aulas teórico-práticas em que o professor transmite conceitos teóricos, seguidos de aplicação prática por parte do aluno;

2. Em aulas realizadas nos pomares e nas vinhas onde o aluno acompanha as diferentes culturas e onde executa as principais práticas culturais usadas em Fruticultura e em Viticultura na época Primavera-Verão.

1. Conhecer os diferentes sistemas de produção em fruticultura e viticultura.

2. Conhecer as diferentes fases do desenvolvimento vegetativo das espécies em estudo.

3. Conhecer as técnicas de manutenção dos pomares e vinhas em Modo de Produção Biológica.

4. Entender as implicações culturais das diferentes operações na produtividade.

1 Regiões de produção

1.1 Condições edafo-climáticas de cada região

1.2 Espécies, variedades/castas

2. A adaptação da planta ao meio

2.1. Técnicas culturais de acordo com a planta e o meio

2.2. Ciclo Vegetativo e Reprodutivo das fruteiras e videira

2.3. Crescimento e desenvolvimento

3. O grande papel das podas em verde na Agricultura Biológica

3.1 Implicações das intervenções em verde na produtividade e na qualidade

• Agusti, M. – Fruticultura.Madrid: Ediciones Mundi-Prensa, 2004.
  •  Andrade, I. – Efeito da Intensidade da Desfolha da Videira (Vitis vinifera L.) na fotossíntese, na produção e na qualidade. Dissertação de Doutoramento em Engenharia Agronómica. Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia. 216 pp. 2003.
  •  Baldini, E. – Arboricultura General. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa, 1992.
  •  Carbonneau, A. ; Cargnello, G. Architectures de la vigne et systèmes de conduite. Ed. Dunod. Paris. 2016.
  •  Castro, R.; Cruz, A.; Botelho, M. – Tecnologia Vitícola. Ministério da Agricultura, Pescas e Florestas/Direcção Geral de Agricultura da Beira Litoral/Comissão Vitivinícola da Bairrada, Coimbra, 160pp. 2006.
  •  Chaboussou, F. – Santé des cultures. Une révolution agronomique. Paris : Flammarion, 1985.
  •  Coleto, J. – Crecimento y desarrolo de las espécies frutales. 2ª ed. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa, 1995.
  •  Ferreira, J. – Manual de agricultura biológica. Lisboa: Agrobio, 2002.
  •  Huglin, P. Schneider, C. – Biologie et Écologie de la Vigne (4ª Ed.). Lavoisier, Paris, 2015.
  •  Lopes, C. – Influência do sistema de condução no microclima do coberto, vigor e produtividade da videira (Vitis vinifera L.). Dissertação de Doutoramento, ISA, Lisboa. 205 pp. 1994.
  • Magalhães, N. – Tratado de viticultura. (2ª Ed.). Esfera Poética. 2015.
  •  Ryugo, K. – Fruit Culture: Its Science and Art. John Wiley & Sons, 1988.
  •  Serrano, J. – Agricultura ecológica. Manual e guia didática. León: IRMA, 2003.
  •  Velarde, F. – Tratado de Arboricultura Frutal. Madrid: Mundi-Prensa, 1980, Vol. I.