Português

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Exposição de conceitos/temas com esclarecimento de dúvidas durante a abordagem teórico-prática. A metodologia será dominantemente prática, com aulas expositivas complementadas pela participação dos discentes apresentando trabalhos desenvolvidos quer durante o seu decorrer, quer como trabalho autónomo. Serão utilizados materiais multimédia, manuais de ensino do Português do 1º ao 6º anos e textos literários selecionados pela docente, bem como textos de apoio disponíveis em vários suportes.

A avaliação contínua consiste num trabalho de apresentação oral  com o peso de 40% da nota final e num segundo trabalho de apresentação oral complementado com uma versão escrita de peso global de 60% da nota final (escala de classificação 0 a 20).

A avaliação final resulta de um exame final escrito com o peso de 100% da nota final (escala de classificação 0 a 20).

A aprovação em exame final será obtida com 10 valores (escala de 0 a 20). Entre 7,5 e 9,4 na prova escrita final, é admitido a prova oral. 

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender a relevância linguística do Português.

2. Apreender noções de monolinguismo, bilinguismo, plurilinguismo.

3. Avaliar diferenças linguísticas/culturais.

4. Refletir sobre variantes do português.

5. Compreender a relevância e pertinência de educação literária no Ensino Básico.

6. Desenvolver práticas de análise textual.

7. Desenvolver práticas de escrita: recensão, ficha de leitura, texto explicativo, elaboração de perguntas, resumo.

8. Desenvolver competências de escrita para ampliar a capacidade de argumentação, objetividade e coerência da exposição.

9. Treinar práticas que visem desenvoltura, fluidez e clareza na exposição oral e na escrita.

10. Adquirir capacidade crítica e analítica em relação aos manuais escolares.

11. Preparar orientações metodológicas para trabalho de investigação.

Programa

1. O Português no mundo e na Europa, hoje.

1.1. O mosaico linguístico europeu.

1.2. Diferenças linguísticas/diferenças culturais.

1.3. Reflexão sobre os usos e variantes da língua portuguesa, consciência cultural e relativismo cultural-linguístico.

2. A educação literária no Ensino Básico.

2.1. Aulas práticas de análise textual.

3. Aulas práticas de escrita: recensão, ficha de leitura, texto explicativo, resposta a questões, elaboração de perguntas, argumentação, resumo, objetividade e coerência da exposição, orientações e práticas que visem criar desenvoltura, fluidez e clareza na escrita.

4. Análise de manuais, testes e fichas de trabalho.

5. Preparação e indicações metodológicas para o trabalho de investigação.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho Oral e Escrita de Trabalho - 60.0%
  • - Apresentação Oral de Trabalho - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AA.VV., Ensino da Leitura no 1º Ciclo do Ensino Básico, Fund. Francisco Manuel dos Santos, 2014.

BARBEIRO, L.; PEREIRA, L. A., O Ensino da Escrita: A Dimensão Textual, DGIDC, 2007.

BERNARDES, J. Cardoso; MATEUS, R. Afonso, Literatura e Ensino do Português, Fund. Francisco Manuel dos Santos, 2013.

CARDEIRA, E., O Essencial sobre a História do Português, Caminho, 2006.

FERRAZ, Mª Lurdes, Ensino da Língua Materna, Caminho, 2007.

LIMA, J. Pinto, Pragmática Linguística, Caminho, 2007.

MARTINS, Mª Raquel D., Para a Didáctica do Português — Seis Estudos de Linguística, Colibri, 2016.

MATEUS, Mª H. M., O Essencial sobre Norma e Variação, Caminho, 2007.

OSÓRIO, P.; MEYER, R. M., Português Língua Segunda e Língua Estrangeira, Lidel, 2008.

SEBASTIÃO, Sónia P. (coord.), Comunidade dos países de língua portuguesa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2016.

SIM-SIM, I., O Ensino da Leitura: A Compreensão de Textos, DGIDC, 2007.

WOOD, J., A Mecânica da Ficção, Quetzal, 2010.