Métodos de Ensino
Metodologias de ensino:
– Exposição
– Exercícios de aplicação de vocabulário e de estruturas gramaticais
– interação verbal professora-estudantes e interpares (diálogos, simulação de situações comunicativas do quotidiano)
– Exercícios de compreensão e de produção de enunciados orais e escritos
– Sistematização de regras gramaticais
Método de avaliação: avaliação contínua
Serão considerados os seguintes elementos:
– teste escrito 1 (25%),
– teste escrito 2 (25%)
– teste oral (25%),
– trabalhos de casa e participação nas atividades da aula (25%))
Resultados de Aprendizagem
No final da unidade curricular, o/a estudante deve:
– Conhecer e aplicar os aspetos elementares da estrutura, do funcionamento e do uso da língua portuguesa
– Compreender e produzir enunciados (orais e escritos) simples do quotidiano
– Adequar a produção oral e escrita ao contexto
– Reconhecer e utilizar adequadamente vocabulário e expressões relacionadas com as situações comunicativas trabalhadas
Programa
Unidades temáticas:
– Identificação e dados pessoais
– Atividades do quotidiano
– Atividades de lazer
– Comércio e serviços
– Saúde
– Descrição, localização de pessoas e objetos
– Expressão do tempo (dias, meses, horas)
– Descrição de atividades (presente e passado)
Estruturas da língua
– Nomes e adjectivos: género, número
– Advérbios
– Verbos: indicativo (presente, pret. perf. simples, pret. Imp. ((cortesia)); construções perifrásticas mais usuais; verbos modais
– Determinantes: artigos (definidos e indefinidos), demonstrativos, possessivos
– Pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos
– Quantificadores
– Preposições
– Frase
– Ordem de palavras não marcada
– Concordância
– Estrutura da frase simples
– Frase complexa: coordenação e subordinação (com indicativo)
– Construções negativas
– Construções interrogativas
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Material disponibilizado pela docente ao longo do semestre.