Potenciais Evocados

Conhecimentos de Base Recomendados

A aquisição dos conhecimentos teórico-práticos e práticos das matérias lecionadas requer conhecimentos de Neuroanatomia, Neurofisiologia, e fisiopatologia das doenças neurológicas.

Métodos de Ensino

O ensino da unidade curricular está dividido em duas componentes: uma teórico-prática e uma prática.

As aulas teórico-práticas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos, através de uma metodologia expositiva ativa, utilizando dispositivos.

Na vertente prática está prevista a aplicação dos protocolos de estudo em modelos, aplicação prática dos conteúdos programáticos desenvolvidos na componente teórico-prática, utilização do equipamento de Potenciais Evocados e elaboração dos relatórios dos estudos.  

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos de:

– Anatomia e fisiologia do Sistema Nervoso Central e Periférico com relevância particular nas vias auditivas, visuais e somatossensitivas.

– Técnicas neurofisiológicas associadas aos potenciais evocados.

– Funcionamento do equipamento de potenciais evocados

O aluno deve adquirir aptidões e competências de:

– Identificação e descrição dos protocolos de estudo.

– Aplicação das diversas técnicas e metodologias, cumprindo todas as condições de segurança e ética profissional.

– Identificação de achados normais e patológicos.

– Resolução de problemas técnicos subjacentes.

– Contribuir para a evolução de novos métodos / técnicas, mantendo espírito proativo e crítico.

Programa

 

CONTEÚDOS TEÓRICO-PRÁTICOS

Equipamento de aquisição e sensores de registo:

– Análise do sinal biológico e fontes geradoras;

– Noção de funcionamento de um aparelho de potenciais evocados;

– Parâmetros e características básicas de registo;

– Condições de segurança.

Potenciais Evocados Auditivos:

– Protocolo de estudo (tipo de estímulo, ondas registadas e seu significado), determinação de limiar auditivo e utilidade clínica;

– Hipoacúsias de condução, neurossensorial e mistas;

– Rastreio Neonatal.

Potenciais Evocados Visuais:

– Protocolo de estudo (tipo de estímulo, ondas registadas e seu significado), tipos de potenciais visuais e sua relevância clínica;

– Lesões da via óptica, quiasmáticas e retroquiasmáticas.

Potenciais Evocados Somatossensitivos:

– Protocolo de estudo para os membros superiores, membros inferiores e nervo pudendo (noção de tipo de estímulo, ondas registadas e seu significado) e utilidade clínica;

– Doenças desmielinizantes, mielopatias e tumores medulares.

Monitorização Intra-operatória:

– Técnicas Multimodais, aplicações clínicas e critérios de alarme.

 

CONTEÚDOS PRÁTICOS

– Aplicação dos protocolos de estudo.

– Identificação de problemas técnicos e resolução de atividade artefactual mais comuns.

– Elaboração de relatórios de potenciais evocados.

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BIBLIOGRFIA PRIMÁRIA

  • Chiappa, KH. Evoked Potentials in Clinical Medicine. 2nd Ed. 1990. Lippincott-Raven.

 

BIBLIOGRAFIA SECUNDÁRIA

  • Spehlmann, R. Evoked Potential Primer: Visual, Auditory and Somatosensory Evoked Potentials in Clinical Diagnosis. 3rd Ed. 2001. Butterworth.
  • Markand, ON. Clinical Evoked Potentials: An Illustrated Manual. 1st Ed. 2020. Springer Nature Switzerland AG.
  • Husain, AM. Illustrated Manual of Clinical Evoked Potentials. New York: Demos Medical. 2018. Springer Publishing Company.