Prática Educativa II

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

O Seminário decorrera semanalmente, implicando o recurso a:

– explanações das docentes para aprofundamento científico e pedagógico das áreas de conteúdo do programa;

– seleção, preparação e planificação de temas a implementar na sala de aula;

– construção de instrumentos de: observação/avaliação, planos de atividades e materiais didáticos;

– reflexão sobre a prática de sala de aula e sobre a aprendizagem do/a estagiário/a em diferentes situações pedagógicas;

– discussão e resolução de situações problemáticas identificadas no estágio;

– orientação e acompanhamento do Relatório Final elaborado no âmbito da prática de ensino supervisionada do 2.º CEB.

A avaliação terá em conta: Estágio (peso 3), que inclui Participacao no Seminario (SEM), Desempenho no Estágio (DE) e Dossiê de Estágio (DOE), ou seja: (SEM+8DE+DOE): 10. Terá também em conta o Relatório de Prática Educativa (RPE), de peso 2. A classificação final será calculada segundo a fórmula: PE= (3EST + 2 RPE): 5

Resultados de Aprendizagem

– Dominar o conhecimento de princípios e métodos que permitam capacitar os futuros docentes para a adoção de atitude investigativa no desempenho profissional em contexto específico, com base na compreensão e análise crítica de investigação relevante.

– Perspetivar e fundamentar a ação pedagógica no quadro integrador dos princípios e valores do currículo em Educação Básica.

– Adequar os conhecimentos teóricos as exigências da docência nas áreas curriculares ou disciplinas abrangidas pelo respetivo domínio de habilitação para a docência.

– Levantar pistas consistentes de intervenção e investigação educativas, e formular hipóteses de trabalho e projetos de investigação e intervenção educativa adequados ao contexto e aos sujeitos.

– Perspetivar a observação como estratégia adequada ao conhecimento do contexto educativo e do sujeito a educar, e utilizar a avaliação como regulador pedagógico.

-Planificar a intervenção educativa nos domínios de Ciências Naturais e Matemática.

Programa

1. Observação e avaliação em contexto educativo:

a. Construção e utilização de instrumentos de observação/avaliação.

b. Análise e interpretação dos dados.

2. Construção Curricular (Aprendizagens Essenciais para os 5º e 6º ano de escolaridade; Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, saberes científicos, pedagógicos e didáticos), planificação, intervenção educativa e reflexão críticas sobre as práticas.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

SIM

Bibliografia

Alarcão, I., & Tavares, J. (2010). Supervisão da Prática Pedagógica – Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem (2.ª ed.). Coimbra: Almedina.

Altet. Análise das Práticas dos Professores e das Situações Pedagógicas. Porto: Porto Editora

Clarke, B., Grevholm, B. & Milman, R. (2009). Tasks in Primary Mathematics Teacher Education. NY: Springer;

Ponte, J. P. (2002). Investigar a nossa própria prática. In G. (org.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 5-28). Lisboa: A.P.M.

Gardner, J. (2012). Assessment and Learning. London: Sage Publications LTD.