Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A UC está organizada de forma a que os seus objetivos correspondam a metodologias diversificadas inerentes às atividades formativas e avaliativas que o formando deve desenvolver e que estão identificadas e organizadas nas modalidades presencial e à distância síncronas e assíncronas, permitindo ao formando a construção do conhecimento e o desenvolvimento integrado de competências.
Serão realizadas sessões de tutoria e disponibilizados fóruns virtuais, de modo a oferecer suporte técnico e social permanente a todos os estudantes e serão avaliados através de:
MODALIDADES
Presencial – 6h contacto
Trabalho Prático (a pares) 40%
Questão-aula 30%
Note-se que, a avaliação sumativa, realiza-se na última sessão da modalidade presencial.
Distância síncrona – 8h de contacto
Envolvimento/Participação 20%
Distância assíncrona – 11h de contacto
Envolvimento/Participação 10%
Resultados de Aprendizagem
Proporcionar o conhecimento do sistema educativo português, da sua organização e administração, na perspetiva de melhor compreender o funcionamento dos estabelecimentos de educação e de ensino
– Conhecer as várias perspetivas de gestão e coordenação no desenvolvimento de uma organização ou de uma comunidade bem como motivar pessoas e entidades para articularem e partilharem recursos e promover de forma cooperativa vontades e competências
– Saber selecionar os meios com vista à gestão eficaz de pessoas, grupos, organizações ou comunidades, quando sustentados no planeamento, organização, coordenação e avaliação de recursos locais, sejam estes físicos, financeiros, humanos, ambientais ou comunitários
– Desenvolver competências para analisar de forma continua os sistemas de gestão ao nível técnico, financeiro, pedagógico e organizacional, apresentando sugestões e propostas concretas que possam contribuir para a melhoria dos sistemas
Programa
1. A Escola como Organização
a. Introdução aos conceitos de Organização e Gestão
b. Gestão Estratégica como ferramenta de gestão: da Análise à Formulação, à Implementação e Avaliação e Controlo Estratégico
c. Princípios organizativos orientados para a gestão de recursos humanos
d. Gestão dos recursos físicos, financeiros, humanos, patrimoniais, ambientais e comunitários
2. Tendências e modelos de administração e gestão escolar
a. Descentralização, autonomia e participação
b. Autonomia e gestão das escolas em Portugal
c. Procedimentos e técnicas contabilísticas associadas à contabilidade orçamental nas Organizações Escolares
d. Controlo e Auditoria: interno e externo
3. Clima e Cultura de Escola
a. culturas organizacionais
b. culturas profissionais
c. clima de escola facilitador do processo de gestão intermédia
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
- - Distância assíncrona (11h contacto) - Envolvimento/participação - 10.0%
- - Questão-aula - 30.0%
- - Distância síncrona (8h contacto) - Envolvimento/participação - 20.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Almeida, F. (2016). Introdução à Gestão das Organizações. 4ª edição. Escolar Editora.
Barzanò, G. (2009). Culturas de liderança e lógicas de responsabilidade. V. N. de Gaia: Fundação Manuel Leão
Brunet, L. (1999). Clima de trabalho e eficácia na Escola. In A. Nóvoa (coord.), As Organizações Escolares em Análise (pp. 121-140). Lisboa: Publicações Dom Quixote.
International Public Setor Accounting Standard Board . IPSASB (2015). Reporting Servive Performance Information. Recommended Practice Guideline 3.
Lima, L. (2011). Administração escolar: estudos. Porto: Porto Editora.