Práticas de Gestão em Organizações Escolares

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A UC está organizada de forma a que os seus objetivos correspondam a metodologias diversificadas inerentes às atividades formativas e avaliativas que o formando deve desenvolver e que estão  identificadas e organizadas nas modalidades presencial e à distância síncronas e assíncronas, permitindo ao formando a construção do conhecimento e o desenvolvimento integrado de competências.

Serão realizadas sessões de tutoria e disponibilizados fóruns virtuais, de modo a oferecer suporte técnico e social permanente a todos os estudantes e serão avaliados através de:

MODALIDADES

Presencial – 6h contacto

Trabalho Prático (a pares) 40%

Questão-aula 30%

Note-se que, a avaliação sumativa, realiza-se na última sessão da modalidade presencial.

Distância síncrona – 8h de contacto

Envolvimento/Participação 20%

Distância assíncrona – 11h de contacto

Envolvimento/Participação 10%

Resultados de Aprendizagem

 Proporcionar o conhecimento do sistema educativo português, da sua organização e administração, na perspetiva de melhor compreender o funcionamento dos estabelecimentos de educação e de ensino

– Conhecer as várias perspetivas de gestão e coordenação no desenvolvimento de uma organização ou de uma comunidade bem como motivar pessoas e entidades para articularem e partilharem recursos e promover de forma cooperativa vontades e competências

– Saber selecionar os meios com vista à gestão eficaz de pessoas, grupos, organizações ou comunidades, quando sustentados no planeamento, organização, coordenação e avaliação de recursos locais, sejam estes físicos, financeiros, humanos, ambientais ou comunitários

– Desenvolver competências para analisar de forma continua os sistemas de gestão ao nível técnico, financeiro, pedagógico e organizacional, apresentando sugestões e propostas concretas que possam contribuir para a melhoria dos sistemas 

Programa

1.  A Escola como Organização

a. Introdução aos conceitos de Organização e Gestão

b. Gestão Estratégica como ferramenta de gestão: da Análise à Formulação, à Implementação e Avaliação e Controlo Estratégico

c. Princípios organizativos orientados para a gestão de recursos humanos

d. Gestão dos recursos físicos, financeiros, humanos, patrimoniais, ambientais e comunitários

2. Tendências e modelos de administração e gestão escolar

a. Descentralização, autonomia e participação

b. Autonomia e gestão das escolas em Portugal

c. Procedimentos e técnicas contabilísticas associadas à contabilidade orçamental nas Organizações Escolares

d. Controlo e Auditoria: interno e externo

3. Clima e Cultura de Escola

a. culturas organizacionais

b.  culturas profissionais

c. clima de escola facilitador do processo de gestão intermédia

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Distância assíncrona (11h contacto) - Envolvimento/participação - 10.0%
  • - Questão-aula - 30.0%
  • - Distância síncrona (8h contacto) - Envolvimento/participação - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Almeida, F. (2016). Introdução à Gestão das Organizações. 4ª edição. Escolar Editora.

Barzanò, G. (2009). Culturas de liderança e lógicas de responsabilidade. V. N. de Gaia: Fundação Manuel Leão

Brunet, L. (1999). Clima de trabalho e eficácia na Escola. In A. Nóvoa (coord.), As Organizações Escolares em Análise (pp. 121-140). Lisboa: Publicações Dom Quixote.

International Public Setor Accounting Standard Board . IPSASB (2015). Reporting Servive Performance Information. Recommended Practice Guideline 3.

Lima, L. (2011). Administração escolar: estudos. Porto: Porto Editora.