Práticas de Secretariado e Assessoria II

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se que o/a estudante já tenha frequentado todas as outras unidades curriculares do curso, de forma a estar na posse dos conhecimentos essenciais à realização do estágio.

Recomenda-se também que o aluno possua as necessárias competências em termos de:

  • Capacidade de organização e de trabalho;
  • Sentido de responsabilidade e cumprimento rigoroso das suas atribuições e horários de trabalho;
  • Comunicação oral e escrita;
  • Ferramentas e tecnologias de informação e comunicação;
  • Capacidade de pensar criticamente e resolver problemas;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Respeito pelos deveres de sigilo e restantes valores éticos.

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino aplicada nesta unidade curricular é a aprendizagem situada. Este método de ensino coloca o/a estudante perante situações reais e relevantes para a sua aprendizagem, permitindo-lhe aplicar, em contexto real, os conhecimentos teóricos já adquiridos em outras unidades curriculares da licenciatura, bem como adquirir novos conhecimentos resultantes do contacto com tais ambientes. 

Prevê-se a realização de seminários, visando a orientação dos alunos para a realização do estágio curricular e a discussão de outros temas relevantes.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo principal dotar o/a estudante, em contexto laboral, numa entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, e de qualquer setor de atividade, das competências relevantes para o exercício das funções de Secretariado de Direção e Administração e de Assessoria de Gestão.

A unidade curricular tem ainda os seguintes objetivos específicos:

1) Proporcionar ao/à estudante o contacto com a realidade laboral de um profissional de Secretariado;

2) Promover a interligação entre a prática laboral e os conteúdos lecionados no âmbito das unidades curriculares da licenciatura;

3) Criar ou melhorar os hábitos e rotinas de trabalho dos/as estudantes;

4) Potenciar a interação dos/as estudantes com profissionais experientes e conhecedores das funções de Secretariado e Assessoria;

5) Desenvolver as soft-skills relevantes para o exercício das funções de Secretariado e Assessoria;

6) Fomentar o networking e a integração do aluno no mercado laboral.

De modo a atingir estes objetivos, os/as estudantes deverão melhorar as seguintes competências:

1) Competências de natureza técnica: reforço dos conhecimentos técnicos associados ao exercício profissional das funções de Secretariado e Assessoria;

2) Competências de natureza profissional: desenvolvimento de rotinas de trabalho e de processos de gestão do tempo, resolução de problemas e conflitos, envolvimento com a cultura organizacional da entidade acolhedora, profissionalismo, sentido de responsabilidade e ética;

3) Competências de networking: reforço da capacidade de integração no meio laboral, nomeadamente em equipas multidisciplinares;

4) Competências de comunicação oral e escrita, em contexto nacional e internacional.

Programa

O estágio tem a duração mínima de100 horas de prática empresarial/organizacional e será realizado preferencialmente nas áreas de secretariado de direção e administração e assessoria de gestão, de acordo com o estabelecido no Regulamento de Estágios do 1º Ciclo de Estudos do ISCAC (https://www.iscac.pt/getfile.php?id=15821), aprovado a 13 de novembro de 2023, cuja leitura atenta se recomenda vivamente e que prevê as seguintes etapas:

1) Submissão da proposta de estágio, através do preenchimento integral e submissão, na plataforma Inforestudante, dos seguintes documentos (disponíveis em https://www.iscac.pt/index.php?m=8_252&lang=PT – LICENCIATURA – realização de estágio)):

  • Requerimento para Aprovação da Realização do Estágio (a sugestão de orientador/a é facultativa, sendo este/a designado/a pela Direção de Curso);
  • Termo de Aceitação da Entidade Acolhedora e do Supervisor;
  • Plano de Estágio;
  • Protocolo (facultativo);

2) Participação na formação prévia, com o objetivo de auxiliar a realização do estágio e a elaboração do respetivo relatório;

3) Frequência do estágio na modalidade de período contínuo, previsto no calendário escolar, sempre que possível e desde que tenha a aceitação da empresa, ou noutro período, desde que compreendido entre o primeiro dia de aulas do segundo semestre e o dia 31 de agosto desse ano;

4) Elaboração do relatório de estágio, seguindo as normas APA para as citações e para as referências bibliográficas, com um número de páginas máximo de 30 (contadas desde a introdução e excluindo anexos), de acordo com o modelo disponibilizado na página do ISCAC e com a seguinte estrutura e conteúdo:      

  • Capa:  Designação da entidade acolhedora do estágio, título (tema teórico desenvolvido no relatório), designação da Licenciatura, nome e número do/a estudante, local e data;
  • Contracapa – Título (tema teórico desenvolvido no relatório), Designação da entidade acolhedora do estágio, nome do estudante, nome do orientador e do supervisor, período do estágio;
  • Termo de Responsabilidade/Declaração de Autoria/Declaração Anti Plágio.
  • Resumo: Síntese do relatório, incluindo os temas teóricos abordados, objetivos, principais conclusões e recomendações;
  • Índice;
  • Lista de Tabelas;
  • Lista de Figuras;
  • Lista de Siglas/Acrónimos, Abreviaturas e/ou Símbolos;
  • Introdução: Objetivo(s) do estágio, duração e período de realização do estágio, breve apresentação da entidade acolhedora e do departamento/função no âmbito do qual o/a estudante realizou o estágio, especificação, de forma sintética, do tema teórico selecionado, baseado em referências bibliográficas credíveis, mediante citações apresentadas de acordo com a norma APA, e, por fim, indicação da estrutura do relatório;
  • Enquadramento teórico: desenvolvimento teórico de um tema relacionado com as atividades realizadas pelo estagiário, no âmbito do estágio, ou com as atividades da entidade acolhedora, e que se enquadre no âmbito do curso e/ou das unidades curriculares do curso);
  • Estágio: descrição genérica do setor de atividade e da entidade acolhedora, descrição detalhada das atividades realizadas pelo/a estagiário/a, durante o estágio, tais como tarefas, projetos e principais contribuições do/a estudante;
  • Conclusão: a) avaliação geral do estágio face aos objetivos previamente estabelecidos (no plano de estágio), b) síntese dos principais conhecimentos e competências adquiridos pelo/a estudante e das principais contribuições do/a estudante para a entidade, c) análise crítica dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso e da sua adequação ao estágio realizado, e d) identificação das principais lacunas formativas sentidas durante a realização do estágio.
  • Referências bibliográficas: incluir todas as fontes bibliográficos referidas ao longo do relatório e apenas estas;
  • Anexos (opcional): quaisquer documentos adicionais que possam ser relevantes para a elaboração do relatório e descrição e apreciação das atividades desenvolvidas pelo/a estagiário/a.

 5) Submissão do relatório na plataforma Inforestudante, acompanhado dos restantes documentos obrigatórios que constam na página do ISCAC (https://www.iscac.pt/index.php?m=8_252&lang=PT – LICENCIATURA – avaliação de estágio (Submeter inforestudante – Entrega Diss./Teses)):

  • Registo de presenças;
  • Relatório de Avaliação por parte do Supervisor;
  • Relatório de Avaliação por parte do Aluno;
  • Parecer do Orientador;
  • Registo de reunião tutorial;
  • Modelo de elaboração do relatório/estágio (modelo a seguir na elaboração do relatório de estágio a submeter);

 

6) Apresentação e defesa do relatório, conforme o Regulamento acima referido;

Nota: Ao/Á orientador/a de estágio compete acompanhar o/a estudante nas diferentes fases da sua realização, reunindo e mantendo o contacto com o/a supervisor/a, a fim de resolver eventuais questões que possam surgir. Este contacto deve ser estabelecido no mínimo uma vez. No caso em que a distância ao local de estágio o justifique, as reuniões entre orientador/a e supervisor/a podem ser realizadas de forma remota, podendo o/a estudante ser chamado/a a participar nestas reuniões.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

SIM

Bibliografia

Tendo em conta o contexto de Estágio e Inserção Profissional, a bibliografia deverá estar de acordo com o propósito e âmbito do estágio, devendo ser selecionada pelo/a estudante e pelo/a orientador/a de estágio.