Conhecimentos de Base Recomendados
Patologia Geral.
Farmacocinética e Farmacodinâmica.
Farmacologia I e II
Farmacoterapia i e II
Métodos de Ensino
Aulas com metodologias ativas e participativas,com métodos,expositivo,interrogativo e demonstrativo
Nas PL são usadas técnicas de roleplaying para treino de competências interpessoais,exercícios de dinâmica de grupos, simulações de práticas e técnicas Apresentação casos práticos, seguida de simulação da dispensa de medicamentos e aconselhamento ao paciente com base nos critérios: Identificação do problema de saúde; Sinais ou Sintomas de alerta; Critérios de referenciação ao médico; Medidas farmacológicas; Medidas não farmacológicas; Alerta importantes.
Os materiais pedagógicos utilizados serão fundamentalmente meios audiovisuais (ou outro método equivalente),
distribuição de textos e/ou artigos, com vista a uma aula mais interativa, assim como, o incentivo à pesquisa
bibliográfica, fora do espaço de aula. Utilização de técnicas de simulação, roleplaying e autoscopia.
Resultados de Aprendizagem
Competências de comunicação e informação de aconselhamento técnico e científico no âmbito profissional a outros profissionais de saúde e público em geral Competências técnicas e comportamentais para a comunicação em saúde direta ou indiretamente Identificar a situação clínica do doente/utente passível de informação e aconselhamento de MSRM/MNSRM;
Conhecer e enquadrar os MNSRM dentro dos fluxogramas de aconselhamento para cada situação clínica;
Caracterizar e avaliar as diferentes situações clínicas passiveis de automedicação, recolhendo a informação necessária e identificando as situações de referenciação;
Proceder ao aconselhamento não farmacológico e farmacológico dando enfase às situações clínicas passíveis de dispensa de MNSRM.
Aconselhar e promover a utilização segura e racional do medicamento como meio de promoção da saúde pública.
Programa
Comunicação humana: Tipos de comunicação (verbal/não verbal); Características da Comunicação; Funções da Comunicação; Barreiras à Comunicação; Comunicação e Comportamento assertivos: Características do Comportamento Assertivo; Limites e Atitudes da Comunicação Assertiva; Técnicas de Comunicação Assertiva. A Farmácia e a Comunicação com o Utente: Função da comunicação em Farmácia;
Competências Técnicas e Comportamentais para a Comunicação em Farmácia; Estratégia para Evitar a Baixa Adesão. Bases do Relacionamento com o Cliente/utente: Estratégias para lidar com Reclamação do Utente da Farmácia.
Aconselhamento em farmácia: Situações clínicas consideradas problemas de saúde menores; Situações passíveis de automedicação;
Aconselhamento ao doente: fluxograma de procedimentos
Dispensa e aconselhamento de MSRM – Protocolos.
Realização de Casos Práticos.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia obrigatória:
Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas: manual de farmacologia e farmacoterapia.Serafim
Guimarães,Daniel Moura, Patrício Silva.ISBN 978-972-0-01794
Comunicação em Saúde e Processo de Mudança. Luís Morais. Escolar Editora.2013. ISBN: 9789725923795
Aguiar, A. H. (2004). “A Farmácia e a Comunicação”. AJE – Sociedade Editorial, Lda. Lisboa
Blenkinsopp, Alison; Paxton, Paul; Blenkinsopp, John (2009) – “Symptoms in the Pharmacy:A guide to the
Management”. – Publisher: Wiley – Blackwell;ISBN-140518079X .
Communication skills in pharmacy pratice, 5th edition; Beardsley, R.; Kimberlin,C.; Tindall,W.,2003
Stefanie P. Ferreri et al. Handbook of Nonprescription Drugs: An Interactive Approach to Self-Care, 16th Edition, Daniel L. Krinsky
Bibliografia secundária.
INFARMED- Serviços online: https://www.infarmed.pt/
Community Pharmacy Handbook, Jon Waterfield, Pharmaceutical Press, 2008
Christine Thorp (2008) – “Pharmacology for the Health Care Professions”. Publisher: Wiley – Blackwell
Prontuário Online.