Princípios de Contabilidade das Sociedades

É aconselhável que os estudantes tenham boas bases de contabilidade financeira e de normalização contabilística.

A metodologia de ensino passará por aulas com exposição interativa, questionamento e demonstração com resolução de exercícios correspondentes.

Irá também ser promovida a sala de aula invertida e a aprendizagem colaborativa, onde os estudantes terão oportunidade de expor temas e partilhar experiências.

Desta forma pretende-se que os estudantes apreendam os conteúdos programáticos e adquiram as competências definidas.

A unidade curricular Princípios de Contabilidade das Sociedades tem como objetivo a transmissão dos conhecimentos contabilísticos necessários ao entendimento da contabilidade das  sociedades. O estudo a desenvolver está estruturado para o conhecimento das distintas normas contabilísticas e de relato financeiro requeridas quer pelo Sistema de Normalização Contabilística (SNC) quer pelas normas internacionais de contabilidade emitidas pelo International Accounting Standard Board (IASB).

Pretende-se que os alunos que frequentem esta UC fiquem preparados para:

a) Distinguir os principais componentes e condicionantes do capital próprio;
b) Identificar  as principais normas contabilísticas respeitantes aos elementos ativos e passivos das demonstrações financeiras;
c) Distinguir entre políticas contabilísticas, mudanças de estimativas contabilísticas e erros e identificar os seus efeitos nos procedimentos contabilísticos;
d) Identificar os objetivos e elaborar a demonstração de alteração dos capitais próprios;
e) Descrever os aspetos contabilísticos e legais associados à dissolução de sociedades

f) Identificar os objetivos e elaborar a demonstração dos fluxos de caixa; e

g) Identificar todos os componentes da prestação de contas de uma sociedade empresarial, os seus objetivos e o seu processo de elaboração.

Os conteúdos programáticos lecionados englobam fundamentalmente assuntos relacionados com capital próprio e as correspondentes normas contabilísticas e de relato financeiro. Portanto, com o decorrer das aulas os alunos ficaram habilitados a compreender os principais componentes do Capital Próprio, assim como, as alterações do seu valor ao longo do exercício económico.

Capítulo I – As Sociedades e a Normalização Contabilística

Capítulo II – Constituição de Sociedades

2.1 – Capital – Conceito

2.2 – Constituição – Aspetos Contabilísticos

Capítulo III – Modificações do Capital

3.1 – Aumento de Capital

3.2 – Quotas e Ações Próprias

3.3 – Reintegração do Capital

3.4 – Redução do Capital

Capítulo IV – Aplicação dos Resultados

Capítulo V – Elementos Ativos

5.1 – Propriedades de Investimento

5.2 – Investimentos em associadas e subsidiárias

Capítulo VI – Relato Financeiro

6.1 – Objetivos e requisitos

6.2 – Fluxos de caixa

6.3 – Demonstração de alteração dos capitais próprios

Capítulo VII – Relato Não Financeiro

Bibliografia Principal

Alves, Sandra ; Carmo, Cecília Margarita Rendeiro (2019)– Contabilidade das sociedades e consolidação de contas : casos práticos. Coimbra : Almedina, 678 p.. ISBN 978-972-40–8156-4

Gomes, J.; Pires, J. (2015). Sistema de Normalização Contabilística – Teoria e Prática. Lisboa: Grupo Editorial Vida Económica (5.ª edição).

Rodrigues, J. (2015). Sistema de Normalização Contabilística: Explicado. Porto: Porto Editora (3.ª edição).

Sistema de Normalização Contabilística (SNC) aprovado pelo Decreto-Lei nº 98/2015, de 02 de junho e legislação complementar.

Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro (NCRF). http://www.cnc.min financas.pt/snc2016.html Código das Sociedades Comerciais.

([última atualização: Lei n.º 148/2015, de 09/09]

Material disponibilizado pelos docentes

Bibliografia Complementar

Alfredson, Keith; Ken Leo, Ruth Picker, Paul Pacter, Jennie Radford (2007): Applying International Financial Reporting Standards, First Edition Wiley

Costa, Carlos Baptista; ALVES, Gabriel Correia (2014). Contabilidade Financeira (9.ª Edição), Rei dos Livros. Gomes,

Gonçalves da Silva, F. V. ; J. M. Esteves Pereira; Lúcia Lima Rodrigues (2006). Contabilidade das Sociedades. Lisboa: Plátano Editora.

Kieso, Donald E., Jerry J. Weygandt, Terry D. Warfield (2011): Intermediate Accounting, 14th Edition, Wiley.