Princípios de Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhum.

Métodos de Ensino

A UC compreende aulas expositivas, em que se pretende que os alunos tenham uma participação activa.

Utilizar-se-ão ainda outros meios como imagens, filmes, dados variados, estudos de mercado e estudos de caso, para que os alunos possam ter uma perspetiva mais próxima da realidade do marketing.

As sessões em sala de aula combinam apresentações didáticas com grupos de discussão.

Cada aluno é, ainda, incentivado a trazer materiais de interesse para a sala de aula; e pesquisar e trazer estudo de casos de marketing.

Os alunos são convidados a desenvolver trabalhos em equipa e o resultado é apresentado e discutido em sala de aula.

Com efeito, o trabalho de equipa incorpora métodos centrados na indagação e na cooperação.

 

Enquanto estratégica pedagógica recorre-se também a plataformas de interação; aos trabalhos em pequenos grupos em sala de aula; à utilização de vídeos para discussão em sala de aula; e ainda à resolução de problemas e casos especialmente em pequenos grupos.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como grande objetivo apresentar o marketing como resposta central aos desafios das organizações do século XXI.

O propósito é mostrar o marketing na sua identidade única de resposta à economia e sociedade atual e às necessidades dos consumidores, possibilitando respostas com inovação, qualidade, eficácia e sustentabilidade.

Em particular, a Unidade Curricular Princípios de Marketing, irá introduzir os alunos nos conceitos e na filosofia de marketing, e também irá permitir que os alunos fiquem com uma visão integrada da estratégia de marketing bem como das políticas de marketing.

 

Assim, esta Unidade propõe-se levar aos alunos a preparação necessária ao desenvolvimento do seu trabalho na área do marketing nos diferentes tipos de organizações. Os alunos são, desde logo, encorajados a desenvolverem, eles próprios, um olhar crítico sobre esta realidade, e a posicionarem-se de forma criativa e atenta ao mercado global; com a curiosidade, a disciplina e capacidade de trabalho em equipa por forma a virem a desempenhar com sucesso e realização pessoal diferentes funções na área do marketing.

Programa

Parte I – Introdução ao Marketing e à criação de valor
1. Conceitos fundamentais do marketing
Parte II – Estudo do mercado
2. A análise do mercado e dos seus intervenientes
3. Os estudos de mercado
4. Teorias e modelos do comportamento do consumidor
Parte III – Segmentação e Diferenciação
5. A segmentação
6. O posicionamento
7. A marca
Parte IV – Políticas de Marketing
8. Produto
9. Preço
10. Distribuição
11. Comunicação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia fundamental

Kotler, Philip ; Armstrong, Gary ; Opresnik, Marc Oliver (2018). Principles of marketing. 17th. Harlow [etc.]: Pearson, cop. ISBN 978-1-292-22017-8

 

Outra bibliografia:

Baynast, Arnaud de (2018) Mercator: 25 anos. 17ª ed.. Alfragide : Publicações Dom Quixote, ISBN 978-972-20-6591-7

Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0 – Tecnologia para a humanidade. Actual Editora.