Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As aulas, de carácter teórico-prático, terão o contributo do docente e dos alunos.
O docente: explanação dos conteúdos do programa; dinamização de atividades práticas e de reflexão ilustrando tópicos programáticos; orientação dos alunos na pesquisa, construção e exploração de diversos materiais; apoio na realização de projetos de trabalho dos alunos.
Os alunos: participação em atividade práticas e de reflexão desencadeadas na aula; exposição de trabalhos de dissertação e pesquisa; construção e exploração de materiais diversos, análise e resolução orientada de casos à luz dos modelos abordados.
A avaliação cumprirá o regulamento aplicável ao curso. O regime de avaliação contínua incluirá duas provas individuais escritas (75%) e elementos de informação continuada (trabalhos realizados, assiduidade, participação, envolvimento…) (25%).
A avaliação por exame é feia através de prova escrita.
Resultados de Aprendizagem
No final desta unidade curricular os estudantes devem:
-Conhecer várias hipóteses explicativas passíveis de levar à compreensão dos problemas de comportamento mais comuns exibidos pelas crianças no contexto pré- escolar e do 1º CEB/2º CEB;
-Ser capazes de identificar e avaliar, de forma objetiva, os comportamentos-problema, quantificando o nível e o padrão de comportamento disfuncional antes e após as intervenções;
-Saber perspetivar a dinâmica da relação educativa como a confluência de vertentes cognitivas, afetivas, motivacionais e situacionais;
-Ser capazes de selecionar, planear e implementar, consciente e criticamente, as formas de intervenção mais adequadas para a resolução de cada problema de comportamento que se lhe depara;
-Estar mais aptos a gerir a dinâmica das atividades educativas em contexto pré-escolar e do 1º CEB/2º CEB.
Programa
Descritores: Perturbações do comportamento, problemas do comportamento, indisciplina, modelo cognitivo-comportamental, gestão da sala, estratégias de intervenção, relação educativa, modelo humanista.
1. Perturbações do comportamento / problemas do comportamento; conceito, classificação e identificação;
2. Fatores etiológicos dos problemas comportamentais: a variabilidade de perspetivas;
3. Problemas de comportamento: Implicações e medidas de ação na gestão da sala de aula e no “controlo” da turma;
4. O modelo da modificação cognitivo-comportamental: princípios fundamentais e processos de ação:
-quadro teórico e princípios básicos;
-observação e registo do comportamento;
-análise de variáveis, definição de estratégias e operacionalização das intervenções;
-implementação de processos;
-avaliação da eficácia e opções a tomar;
5. A perspetiva humanista na interação educativa: uma postura complementar do modelos comportamental;
6. Expectativas e eficácia da ação educativa;
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Assiduidade e Participação - 25.0%
- - Frequência - 75.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ABREU-RODRIGUES, Josele; RODRIGUES RIBEIRO, Michela (org.) (2005) . Análise do comportamento: pesquisa, teoria e aplicação. Porto Alegre : Artmed. [ ISBN 85-363-0478-2 ESEC 159.92/341]
BLIN, Jean-François ; GALLAIS-DEULOFEU, Claire (2005). Classes difíceis: ferramentas para prevenir e administrar os problemas escolares. Porto Alegre : Artmed. (Trad de: Classes difficiles: des outils pour prévenir et gérer les perturbations scolaires) . HALL, Philip S. ; HALL, Nancy D. (2008). Educar crianças com problemas de comportamento. Porto : Porto Editora (Trad. de: Educating oppositional and defiant children) . [ISBN 978-972-0-34517-2 ESEC 371.5/35]
RUTHERFORD, R.; LOPES, J. (2009). Problemas de comportamento na sala de aula: Identificação, avaliação e modificação. Porto. Porto Editora.
VAZ, J. Pimentel (1999). Indisciplina na sala de aula: enquadramento da problemática e estratégias de intervenção centradas no modelo comportamental. Coimbra: Escola Superior de Educação de Coimbra.