Processamento de Imagem Médica

n. a.

As metodologias de ensino utilizadas proporcionam a aquisição de conceitos teóricos fundamentais, a resolução de exemplos aplicados a imagens biomédicas e o desenvolvimento de projectos aplicados a casos reais. Nas aulas teóricas predomina o método expositivo, complementado pela resolução e análise de exemplos complementares. As aulas laboratoriais permitem a consolidação dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do semestre através da resolução orientada e análise dos resultados dos exercícios propostos. Na componente de pesquisa os alunos escolhem um dos temas propostos, e elaboram uma apresentação dirigida aos colegas. No final do semestre é desenvolvido um projecto, permitindo aos alunos a consolidação dos conhecimentos.

Familiarização com o processamento e análise de imagem digital e suas principais áreas de aplicação. Aquisição de conceitos, técnicas e principais métodos de processamento e análise de imagem que permitam compreender, identificar e formular estratégias de resolução de problemas que se colocam na área da imagem médica. Explorar software de visualização e manipulação de imagem médica. Conhecer as vantagens e riscos dos Sistemas de Diagnóstico Assistido por Computador.Desenvolver hábitos de auto-­aprendizagem. Capacidade de trabalho em grupo e de comunicação oral.

I – Introdução ao Processamento Digital de Imagem
 – Processamento digital de imagem
 – Principais áreas de aplicação
 – Visão geral do processamento digital de imagem