Produção de Alimentos para Equinos

Conhecimentos de biologia adquiridos no ensino secundário.

As aulas são teórico-práticas. É utilizada uma metodologia expositiva para a apresentação da matéria teórica, exemplificando imediatamente com situações concretas da exploração de pastagens e forragens na ESAC, ou de outras exteriores recorrendo a vídeos, fotografias ou apresentações em “power point”.

Identificar os tipos de alimentos e as espécies vegetais mais utilizadas na alimentação de equinos.

Conhecer as principais práticas culturais utilizadas na instalação de culturas destinadas à produção de alimentos para equinos.

Aplicar corretamente as normas de utilização de pastagens.

Conhecer a metodologia adequada e o equipamento específico para a prática da fenação, da ensilagem e da feno-silagem.

Conhecer os princípios básicos da tecnologia de produção de alimentos compostos.

Formular alimentos compostos para alimentação de equinos.

1- Alimentos, espécies e alimentação de animais em pastagens

1.1-Principais tipos de alimentos utilizados em equinos: Pastagens, Forragens conservadas e Alimentos concentrados

1.2-Famílias e espécies vegetais mais utilizadas na alimentação de equinos.

1.2.1-Gramíneas, Leguminosas e Outras.

1.2.2-Relação da fisiologia das espécies com a sua anatomia.

1.2.3-Importância da combinação entre as diversas espécies vegetais para o fornecimento equilibrado de energia e proteína.

1.3-Instalação de culturas pratenses e forrageiras.

1.3.1-Époas de sementeira.

1.3.2-Principais técnicas culturais a adotar.

1.3.3-Noções gerais de fertilização.

1.4-Alimentação de equinos em pastoreio.

1.4.1-Sistemas de pastoreio.

1.4.2-Cercas, bebedouros e parqueamento.

1.4.3-Operações de maneio corrente.

2 – Forragens conservadas, concentrados e alimentação de animais estabulados

2.1-Práticas culturais para a conservação de forragens.

2.1.1-Fenos e palhas.

2.1.2-Silagens.

2.1.3-Feno-silagem

2.2-Produção de alimentos concentrados. Origem das matérias-primas.

2.3-Tecnologia de processamento de alimentos compostos.

2.3.1-Equipamento mais comum e processo geral de fabrico.

2.3.2-Processamento de misturas na própria exploração (regulamentação e potencialidades).

2.4- Formulação de misturas de alimentos adequadas à dieta de equinos.

Ortiz-Cañavate, J. (1993). “Las maquinas agricolas y su aplicación”.

Macleod C. (2007). “The truth about feeding your horse”. Ed. Martin Diggle. UK. 258 pp.

Moreira N. (2002). “Agronomia das forragens e pastagens”Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila real. 183 pp.

Moreira N. (1995). “Pastoreio – Interacções animal-pastagem e seus reflexos no maneio e na produção”. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila real. 55 pp.

Pardo, M. e Garcia, R. (1991). “Praderas y Forrajes – Produccion y aprovechamiento”. Ediciones Mundi-Prensa. Madrid.

Pastagens e Forragens. , Publicação periódica da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens., n/a

Salgueiro, T. (1982). Plantas para pastagens semeadas. Ministério da Agricultura, Comércio e Pescas. Lisboa.

Serrano, J. (1981). “A ensilagem. Fundamentos básicos do fabrico da ensilagem”. Direcção-Geral de Extensão Rural MAP, Lisboa.

Serrano, J. (1981). “A Fenação. Normas fundamentais no fabrico do feno”. Direcção-Geral de Extensão Rural – MAP, Lisboa.

Serrano, J. (2006). “Pastagens do Alentejo: Bases técnicas sobre cracterização, pastoreio e melhoramento”. Universidade de Évora – ICAM.

Serrano, J. e L. Almeida (1991). “A Fábrica de Rações. Tecnologia de Preparação de AC para Animais”. Ed. IPCB, ESA Castelo Branco.

Trindade, H. (1992). Identificação de espécies pratenses e forrageiras. UTAD, Vila Real.