Produção Sustentável

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia, Proteção de Plantas e Proteção Integrada.

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos da Unidade Curricular e a aquisição das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta em:

i) Aulas de apresentação e discussão dos conteúdos pelos docentes e pelos estudantes;

ii) Pesquisa bibliográfica pelos estudantes para preparação de itinerários técnicos no âmbito da Unidade Curricular e sua posterior apresentação e discussão em aula.

Resultados de Aprendizagem

1. O mestre em Desenvolvimento Sustentável deverá compreender a importância das boas práticas agrícolas dos Modos de Produção Sustentável, Produção Integrada (PRODI) e Agricultura Biológica (AB), p/a preservação dos ecossistemas, a sustentabilidade da Agricultura e a preservação do Ambiente e da Saúde Pública.

2. Saberá avaliar os impactos no ambiente e saúde pública das práticas de produção e proteção as culturas e ficará habilitado a desenvolver itinerários técnicos de produção sustentáveis, preservando a biodiversidade, a paisagem e os recursos naturais e a obtenção de bens de qualidade valorizada p/ mercado.

 

O estudante deverá desenvolver as seguintes competências:

1. Conhecer os Códigos de Boas Práticas Agrícolas e as regras de Proteção das culturas em PRODI:

2. Conhecer os apoios à PRODI e à AB;

3. Conhecer os inimigos das culturas de maior importância e os meios proteção em PRODI e AB;

4. Conhecer as diferentes correntes de Agricultura Sustentável;

5. Conhecer os conceitos, princípios, objetivos, normas legislativas e formas de fertilização em AB.

Programa

1. Introdução. Definições e conceitos: i) Desenvolvimento Sustentável, Agricultura Sustentável, Uso Sustentável dos Pesticidas, Proteção Integrada, Produção Integrada ou Modo de Produção Integrada e Agricultura Biológica ou Modo de Produção Biológico; ii) Evolução em Portugal dos Modos de Produção Sustentáveis e seu enquadramento nas medidas de apoio no âmbito dos vários Quadros Comunitários de Apoio; iii) O QREN, o PRODER e o PDR2020, Medidas Agro-Ambientais e Silvo-Ambientais, legislação, objetivos, critérios de elegibilidade e compromissos dos beneficiários dos apoios.

2. No âmbito da Produção Integrada (PRODI): i) As regras de Proteção e de Produção Integrada da Organização Internacional de Luta Biológica; ii) As regras oficiais para Proteção e Produção Integrada das culturas em Portugal; iii) Os critérios de seleção de pesticidas em Protecção Integrada no âmbito da Directiva do Uso Sustentável dos Pesticidas; iv) A Directiva do Uso Sustentável dos Pesticidas e legislação relacionada.

3. No âmbito da Agricultura Biológica (AB): i) Noções de diferentes correntes de Agricultura Sustentável (biológica, orgânica, ecológica, natural, biodinâmica e permacultura); ii) Conceito de Agricultura Biológica, sua importância, normas e legislação; iii) Conhecimentos holísticos e tecnológicos no que respeita a mobilização do solo, fertilização, controlo de pragas, doenças e plantas espontâneas, numa perspetiva preventiva e curativa.

4. Produção Sustentável de culturas com estudos de caso a desenvolver pelos docentes: i) Procedimentos a observar na instalação das culturas – localização, preparação do solo, fertilização e material vegetal a utilizar; ii) Procedimentos a observar durante a formação das culturas – conservação do solo, poda, fertilização, rega e análises ao solo e à água; iii) Proteção das culturas – principais inimigos, sua importância e prejuízos, estimativa do risco e metodologias de prevenção e combate em Proteção Integrada e Agricultura Biológica.

5. Casos de estudo a apresentar pelos estudantes: i) Itinerários técnicos para culturas em PRODI e em AB; ii) Inovação e novas tecnologias para a produção sustentável das culturas.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Aguiar, A.; Godinho, M. do C.; Costa, C. A – Produção Integrada. Colecção Agricultura e Ambiente. Sociedade Portuguesa de Inovação. Porto. 2005.

Alfarroba, F. R, – Critérios de selecção de produtos fitofarmacêuticos permitidos em Protecção e Produção Integrada das culturas. DSPFSV – 3, DGADR, MADRP. 2008.

Amaro, P. (Ed.) – A Protecção Integrada da Vinha na Região Norte. Projecto PAMAF 6077. ISA PRESS. 2001.

Boller, E. F.; Avilla, J.; Joerg, E.; Malavolta, C.; Wijnands, F. G.; Esbjerg, P. – Guidelines for Integrated Production. Principles and Technical Guidelines. 3rd Bulletin OILB/SROP Vol. 27. 2004.

Cavaco, M.; Calouro, F.; Clímaco, P. – Produção Integrada da cultura da vinha. DGPC. Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas. Oeiras. 2005.

Cavaco, M.; Marcelo, M. E. – Produção Integrada da Oliveira. Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas. Lisboa. 2009.

DGADR – Manuais de Produção Integrada de culturas hortícolas.

DGADR – Normas Técnicas necessárias ao exercício de Produção Integrada. 2021.

DGAV – Código de Conduta na Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos. 2020.

DGAV – Código de Conduta nos Circuitos de Distribuição e Venda de Produtos Fitofarmacêuticos. 2019.

DGAV – Plano da Acção Nacional para o Uso Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos. Volumes I e II. Lisboa. 2013.

DGAV – Plano de Ação Nacional para o Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos (PANUSPF). Estabelecimento e Implementação 1ª Revisão 2018-2023. Lisboa. 2018.

DGAV – Plano de Ação Nacional para o Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos (PANUSPF). Relatório de Execução 2013-2018. Lisboa. 2018.

Directiva 2009/128/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de Outubro.

Félix, A. P. & Cavaco, M. Manual de Protecção Fitossanitária para Protecção Integrada e Agricultura Biológica de Prunóideas. Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e Pescas. Lisboa. 2008.

Félix, A. P.; Cavaco, M. – Manual de Protecção Fitossanitária para Protecção Integrada e Agricultura Biológica da Vinha. Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e Pescas. Lisboa. 2009.

Ferreira, J. C. (Coord.). – As Bases da Agricultura Biológica Tomo I – Produção Vegetal. EDIBIO. Lisboa. 2013.

Guet, G. – Agriculture biologique méditerranéenne. Guide pratique à usage profissionel. Graphot, Saint-Paul-Châteaux. 1993.

Lampkin, N. – Organic Farming. Farming Press Books. Ipswich. 1990.

Mendes, F.; Cavaco, M. – Manual de Protecção Fitossanitária para Protecção Integrada e Agricultura Biológica do Olival. Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e Pescas. Lisboa. 2009.

Miranda, C. S. (Coord.) – Manual de Produção Integrada de Culturas Hortícolas. Associação Interprofissional do Oeste. 2004.

Plano de Ação para o futuro da produção biológica na União Europeia. Comissão Europeia. Bruxelas. 2014.

Regulamento (UE) 2018/848 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 30 de maio.

Regulamento de Execução (UE) 2019/2164 da Comissão, de 17 de dezembro.

Serrano, J. F. – Agricultura Ecológica Manual y Guia Didáctica. IRMA. S.L. León. Espanha. 2003.

Wijnands, F.G., Malavolta, C., Alaphilippe, A., Gerowitt, B.  & Baur, R. Integrated Production. IOBC-WPRS Objectives and Principles. 4th edition. 2018.

Wijnands, F.G., Malavolta, C., Alaphilippe, A., Gerowitt, B.  & Baur, R. General Technical Guidelines for Integrated Production of Annual and Perennial Crops. 4th edition. 2018.